• Matéria: Ed. Física
  • Autor: emillylimasantos1
  • Perguntado 4 anos atrás

Como foi se desenvolvendo a historia da educação física na antiguidade?​


mari230314: espero te te ajudado

Respostas

respondido por: picsiinthefranxx
1

Quando os portugueses chegaram em terras brasileiras encontraram índios que dançavam, saltavam, caçavam com arco e flecha e nadavam. Eram exercícios, em sua maioria, naturais e necessários para sua sobrevivência.

Com a chegada dos jesuítas, a Educação Física começou a ganhar contornos mais definidos. De acordo com a pesquisadora e professora Paula Chiés, em seu estudo “Iluminando o corpo: As contribuições científicas ao conceito de corpo”, nas escolas fundadas pelos jesuítas os alunos participavam de brincadeiras e jogos.

Ainda durante o período colonial, com a vinda de negros escravizados para o Brasil, surge a capoeira, luta que utiliza o próprio corpo como instrumento e muito praticada até hoje.

A profissionalização da Educação Física aparece no Brasil República, com as escolas de Educação Física que tinham como objetivo principal a formação militar. Em 1930, com as reformas de Getúlio Vargas, a área ganha destaque nas políticas públicas com a criação do Ministério da Educação e Cultura (MEC).

No fim do século XIX, o esporte se revela como importante manifestação cultural. Enquanto no Brasil Imperial, a natação, a equitação e a esgrima eram as modalidades mais praticadas, o remo foi o principal esporte praticado no país até as primeiras décadas do século XX

Após a abertura política, nos anos 1980, novas concepções surgem na área da Educação Física, principalmente a escolar, e o modelo mecanicista passa a ser questionado. Estudos sobre o desenvolvimento psicomotor da criança, transformam o ensino de Educação Física, que passa a considerar o todo – físico, social e emocional –  e o lado formativo do aluno.

(desculpa por ser tão grande foi o maximo que eu consegui resumir :(  )


quiele279: Resposta é Isso Tudo é?
santosjuuh780:
Perguntas similares