Explique como foi possível o estabelecimento do Império Carolíngio através da sua expansão territorial e da cultura.
PRECISO DE AJUDA URGENTE
Respostas
Resposta:
Com o passar do tempo, o poder dos francos, que se concentrava na figura do rei, migrou para figuras de grande importância na administração do reino: os mordomos do rei, que acumulavam funções importantes, como o controle da arrecadação de impostos.
Como eles tinham muito contato com os nobres, seu poder e influência começou a superar o dos próprios reis. Esse enfraquecimento foi perceptível nos últimos anos da Dinastia Merovíngia, fazendo com que seus reis ficassem conhecidos como indolentes. Essa transição de poder consolidou-se com as guerras travadas entre os francos e os muçulmanos no século VIII.
Um dos mordomos mais influentes da história do Reino dos Francos foi Carlos Martel, principalmente porque ele liderou as tropas francas que lutaram contra a expansão muçulmana na Batalha de Poitiers, em 732. A derrota muçulmana colocou fim na expansão dos muçulmanos pela Europa, e Carlos Martel, mordomo do palácio, ganhou mais influência ainda.
O filho de Carlos Martel, Pepino, o Breve, conseguiu apoio do papa e dos nobres francos para que se tornasse rei. Assim, os merovíngios foram destituídos do poder, e Pepino, o Breve tornou-se rei dos francos em 751. Sua coroação deu início à Dinastia Carolíngia, responsável por expandir as fronteiras dos francos e por tentar recriar o Império Romano do Ocidente.
Alguns historiadores entendem que a Dinastia Carolíngia já se iniciou com Carlos Martel na função de mordomo, mas a maioria considera somente a coroação de Pepino, o Breve como o marco que a inaugurou. Isso porque Carlos Martel, apesar de ser o governante de fato dos francos, nunca foi coroado rei, permanecendo como mordomo por toda vida.
O último rei merovíngio foi Quilderico III, e sua deposição, em 751, foi fruto da aliança de Pepino, o Breve com o papa Zacarias.
espero ter ajudado:)