• Matéria: Biologia
  • Autor: merymarquesgmail
  • Perguntado 9 anos atrás

Quando, num indivíduo diplóide heterozigoto,o fenótipo determinado por apenas um dos alelos se manifesta,,diz-se que esse alelo é dominante. Quando um caráter precisa que o alelo esteja em dose dupla(homozigose) para se manisfestar, chama-se o alelo de recessivo. É incorreto afirmar: a)Um alelo ser dominante não significa que ele seja adaptativamente melhor do que o recessivo. b)Um caráter como à presença de cinco dedos nas maos é dominante, pois a maioria da população o possui. c)Na espécie humana, existem genes que são dominantes e causam doenças graves na população. d)Um alelo dominante pode ser raro em uma população, enquanto seu recessivo pode ser abundante.

Respostas

respondido por: lmazolli
79
A b está incorreta. Não é porque a maioria dos indivíduos possui uma característica que ela é recessiva ou dominante. A polidactilia, no caso, é condicionada por um gene dominante e ter cinco dedos é recessivo.

merymarquesgmail: obrigado!
respondido por: mayaravieiraj
37

Podemos afirmar que é incorreto afirmar que: b)Um caráter como à presença de cinco dedos nas mãos é dominante, pois a maioria da população o possui.

  • Sob esse aspecto, podemos afirmar que quando um caráter precisa que o alelo esteja em dose dupla, ou seja, precisa que haja homozigose, para se manisfestar, nós o chamamos de alelo de recessivo, por isso que devemos marcar como incorreta a alternativa b.

  • A alternativa b está incorreta, pois não é porque a maioria dos indivíduos possui uma característica que, necessariamente ela é recessiva ou dominante.

  • A polidactilia é condicionada por um gene dominante, ao passo que ter cinco dedos é recessivo.

Leia mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/3971120

Anexos:
Perguntas similares