• Matéria: Saúde
  • Autor: louizepitombo
  • Perguntado 4 anos atrás

Uma mulher de 18 anos é trazida ao serviço de emergência por um amigo,após ter tomado um ‘’monte’’de paracetamol há cerca de 30 minutos. A paciente relata que estava aborrecida com os pais, que se zangaram porque ela chegou tarde em casa, após uma festa. Então ela engoliu cerca de meio frasco de paracetamol de 750 mg, apenas para fazerem seus pais sentirem remorso. Ao exame , sua pressão arterial está em 105/60 mmHg. Suas pupilas estão iguais e reativas, bilateralmente. Sua esclera está límpida e as membranas de mucosa estão úmidas. Os pulmões estão limpos e as bulhas cardíacas, regulares. O exame abdominal resultou benigno, com ruídos hidroaéreos normais. Ela está acordada e alerta , sem défcits neurológicos focais.
Pergunta-se:
a) Quais são as pontenciais complicações dessa ingesta?
b) Qual é o mecanismo de toxicidade do paracetamol?
c) Qual os exames e as amostras biológicas que o médico deve solicitar para o Biomédico analisar?

Respostas

respondido por: Anônimo
2

a) Uma ingestão de agente alcalino intencional grave pode causar penetração profunda nos tecidos circundantes com lesões de órgãos multissistêmicos resultantes, incluindo lesão esofágica, perfuração gástrica e necrose das estruturas abdominal e mediastinal.

b) Fisiopatologia. O principal metabólito tóxico do paracetamol, imina de N-acetil-p-benzoquinona (NAPQI), é produzido no sistema enzimático do citocromo hepático P450; a glutationa depositada no fígado desintoxica este metabólito. Uma superdosagem esgota o depósito hepático de glutationa.

c)

Hemoculturas.

Urocultura.

Coprocultura.

Pesquisa de Clostridium.

Pesquisa de Rotavírus Adenovírus.

Cultura de Vigilância.

Ponta de Cateter.

Fluidos Liquidos Corporais.

Perguntas similares