Perguntas sobre a Revolta da Vacina:
1-em 1904 faltava saneamento básico no Rio De Janeiro. O que significa falta de saneamento básico?
2-Em sua opinião ainda há falta de saneamento básico no Brasil?
3- O que a falta de saneamento básico pode provocar na população?
4- Quais foram as medidas tomadas pelo Médico sanitarista Oswaldo Cruz?
5- Por que a população se revoltou contra a vacina?
6-Descreva como foi o confronto da população com as autoridades.
7- Qual a sua opinião sobre esta revolta da vacina em 1904?
8-Em 2021 há muita gente que também se revolta contra a vacina contra o
Coronavirus. Por que você acha que isto acontece?
10- Pesquise no Google e escreva quem foi o médico sanitarista Oswaldo Cruz
11-Pesquise no Google como foi criada a primeira vacina e escreva algo sobre
este fato histórico?
__________________
Respostas
Resposta:
1) Má qualidade da água, destino inadequado do lixo, má deposição de dejetos e ambientes poluídos são decorrências da falta de saneamento e fatores cruciais para proliferação de doenças. Consequência da falta de saneamento básico: riscos à saúde da população.
2) Consequência da falta de saneamento básico: riscos à saúde da população. No Brasil, em 2008, 15 mil brasileiros morriam por ano devido doenças relacionadas à falta de saneamento. Em 2014, a OMS afirmou que cada dólar investido em saneamento, se economiza 4,3 dólares investido em saúde global. Ainda há!
3) Nossa muita coisa: As doenças com maiores incidências devido a exposição a esses ambientes são: Leptospirose, Disenteria Bacteriana, Esquistossomose, Febre Tifóide, Cólera, Parasitóides, além do agravamento das epidemias tais como a Dengue.
4) A missão não era nada fácil e as medidas adotadas por Oswaldo Cruz foram mal recebidas pela população: ele estabeleceu o isolamento dos doentes, a notificação compulsória dos casos, a captura dos vetores (mosquitos e ratos) e a desinfecção das casas nas áreas de surto.
5) A Revolta da Vacina foi uma revolta de caráter popular que aconteceu no Rio de Janeiro, em 1904. Sua motivação foi a insatisfação da população com a campanha de vacinação obrigatória contra a varíola implantada na cidade por meio de Oswaldo Cruz. Houve grande destruição material na cidade e saldo de 31 mortos.
6) Seis dias após ter se iniciado, chegava ao fim a Revolta da Vacina, em 16 de novembro de 1904. Em decorrência do conflito, o governo suspendeu a obrigatoriedade da vacinação, declarando estado de sítio. Exército, Marinha e Polícia foram para as ruas, repreendendo o conflito, e restabeleceram a ordem no Rio de Janeiro.
7) O descontentamento se generalizou, somando aos problemas de moradia e ao elevado custo de vida, resultando na Revolta da Vacina Obrigatória. Entre 10 e 16 de novembro de 1904, as camadas populares do Rio de Janeiro saíram às ruas para enfrentar os agentes da Saúde Pública e a polícia.
8) Sim, O ministério aposta mais em cinco razões: a percepção enganosa dos pais de que não é preciso mais vacinar porque as doenças desapareceram; o desconhecimento de quais são os imunizantes que integram o calendário nacional de vacinação, todos de aplicação obrigatória; o medo de que as vacinas causem reações prejudiciais
9) O médico e cientista Oswaldo Gonçalves Cruz nasceu em São Luís do Paraitinga (SP), em 5 de agosto de 1872. Filho de Bento Gonçalves Cruz e Amália Bulhões Cruz. Sua família se transferiu para o Rio de Janeiro em 1877 e, na capital, estudou no Colégio Laure, no Colégio São Pedro de Alcântara e no Externato Dom Pedro II.
10) A primeira vacina surgiu a partir dos estudos realizados pelo médico inglês Edward Jenner. Ele observou pessoas que se contaminaram, ao ordenharem vacas, por uma doença de gado e chegou à conclusão de que essas pessoas tornavam-se imunes à varíola.
Explicação:
Espero ter ajudado :) Use Máscara!