• Matéria: História
  • Autor: fernanadamelo1504
  • Perguntado 4 anos atrás

A expressão “Novo Mundo” pode ser considerada “eurocêntrica”? Justifique sua resposta.​

Respostas

respondido por: crispereira41
1
Novo Mundo dos séculos XVI ao XVIII serve de soleira para este trabalho. Para o geógrafo e para o historiador, o estudo desse imaginário reveste- se, inegavelmente, da maior importância, pois permite vislumbrar como esse processo orientou a expansão das fronteiras européias para além de seus limites continentais. Nesse período, idéias fantasiosas, edênicas ou desabonado-ras, fundamentadas muito mais na imaginação do que na razão, acabaram por “inventar” uma América para os europeus. A par disso, o Velho Mundo, sob a égide do racionalismo e da Ilustração, passou, ambiguamente, a autodefinir-se como civilização desenvolvida e superior, o que iria justificar, daí em diante, sua posição ideologicamente eurocêntrica. O mito da superioridade surgiu colocando a Europa como centro difusor da modernidade, relegando todos os “outros” à condição de periferia inculta.
Beneficiados pela ruptura do histórico exclusivismo com que Portugal mantinha isolada sua colônia de ultramar, os naturalistas que vieram ao Brasil nas primeiras décadas do século XIX - neles incluídos os que estiveram em Goiás - eram herdeiros dessa concepção. Legítimos representantes da mentali- dade européia, movidos pelas idéias de “progresso” e pelo espírito de “coletar, observar e classificar”, inauguraram o ciclo das expedições científicas que iriam revelar para o Velho Mundo esta parte da América, até então praticamente ignorada. O interesse contemporâneo em reexaminar as contribuições desses viajantes, que introduziram as bases dos estudos sistemáticos sobre o Brasil, repousa no reconhecimento de que, a despeito de estarem imbuídos de uma visão de mundo eurocêntrica, elas estão plenas de referências de uma história que nos pertence. Ademais, e o que é mais importante, revelam como os sucessivos retratos do país foram sendo construídos de fora para dentro, e de que forma a visão que temos de nós mesmos acabou sendo forjada pela introjeção das imagens que divulgaram através de seus relatos de viagens.
respondido por: Milly1605
1

Resposta:

O mundo existe e ja existiu diferentes maneiras de ser regionalizada, do ponto de vista histórico é regionalizado dividido em velho mundo ( Europa, Ásia e África), novo mundo e novissímo mundo( continente da oceania).  Novo mundo foi um termo criado pelos Europeus, durante o período das grandes embarcações, para designar o continente americano, essas ideias e regionalizações não passam de pensamentos que o continente Europeu, ressaltando como o centro do mundo, evidenciando que sem a Europa, não existiria outros continentes, ja que os mesmos que os "conquistaram", "descobriram".

Perguntas similares