1) Sobre a ginástica é correto afirmar que: ( aula 11) *
0 pontos
Engloba modalidades apenas não competitivas.
De acordo com a escola alemã, o objetivo da ginástica é preparar os corpos para a defesa da pátria. Exercícios ginásticos ao ar livre.
A ginástica sueca tinha como objetivo preparar indivíduos para serem úteis a pátria. Exercícios ginásticos em aparelhos.
A escola francesa, visava preparar o indivíduo por completo. Exercícios ginásticos naturais e utilitários.
2) De acordo com os campos da ginástica, marque apenas as de competição: ( aula 11) *
0 pontos
Ritmica, yoga, artística, pilates.
Biodança, aeróbica, eutonia, acrobática.
Ritmica, artística, aeróbica, acrobática.
Academia, alongamento, yoga, biodança.
3) Você sabe definir o que é resistência? ( aula 12) *
0 pontos
É a amplitude dos movimentos.
É a capacidade máxima que seu corpo tem para realizar atividades que exigem esforço físico.
É uma prática recomendada para todos, dos sedentários aos atletas.
O corpo é um grande e eficiente meio de comunicação.
4) Quais são as práticas corporais que ajudam a melhorar o condicionamento físico? ( aula 12) *
5) O que é flexibilidade? ( aula 13) *
6) Qual é a finalidade do alongamento? ( aula 14) *
Respostas
Explicação:
Introdução
A Ginástica sempre foi proposta como prática corporal nos mais diferentes locais e períodos históricos. O termo Ginástica veio ganhando diferentes definições de acordo com épocas, culturas e interesses diversos (FIORIN, 2002). Em alguns momentos, chegou a designar toda e qualquer atividade física sistematizada, abrangendo desde exercícios militares até práticas esportivas.
No século XIX, passou por um processo de sistematização, denominado de Movimento Ginástico Europeu, que objetivava romper seus vínculos com práticas populares, além de disciplinar a população moral e fisicamente (SOARES, 2002). Deste processo, resultaram os Métodos Ginásticos.
Tais métodos foram os precursores da ginástica atual, assim como de diversas práticas da Educação Física. Eles “[...] tiveram desenvolvimentos simultâneos, favorecendo a troca de informações entre os mesmos” (FIGUEIREDO; HUNGER, 2010, p.193) e criando uma relação bastante dinâmica entre eles, na qual encontramos semelhanças e divergências.
Caracterizar os Métodos Ginásticos oriundos do Movimento Ginástico Europeu, relacionando-os, nos permite compreender a gênese e estruturação da Ginástica atual. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica que, segundo Marconi e Lakatos (2002), coloca o pesquisador em contato direto com o material já publicado em relação ao tema de estudo. A bibliografia consultada foi composta de livros, dissertações, teses e artigos científicos, publicados na área da Educação Física, sem delimitação do período de publicação, em razão da escassez de material que abordasse o histórico e as características da Ginástica, assim como foram priorizados os materiais pertencentes aos idiomas português, inglês e espanhol.
Inicialmente foi feita uma leitura exploratória, que determinou qual material tinha relevância para a pesquisa (GIL, 2010), seguida por uma leitura analítica que foi fundamental para a ordenação das informações obtidas, de forma que viessem a responder os problemas da pesquisa (GIL, 2010).
v