Jonathan achou outra caixa com mais de seus chinelos velhos em sua casa, e decidiu dar para seu irmãozinho Bill todos os pares que ainda irão caber em seus pés e doar o restante. Para escolher o chinelo, Jonathan os enfileirou em ordem crescente de tamanho em sua frente e procurou o primeiro que era do tamanho certo ou maior do que o que seu irmão atualmente calça, já que ele ainda irá crescer.
Entrada:
A primeira linha apresenta um inteiro T ( 15≤T≤40 ), que representa quanto Bill calça. Na segunda linha são dados N ( 1≤N≤10 ) inteiros, separados por espaço, cada um representando o tamanho de um chinelo na caixa velha. Os chinelos estão desordenados na caixa.
Saída:
Uma linha com um inteiro que representa a posição do primeiro chinelo que cabe no pé de Bill. Caso não exista, imprima -1.
Observação:
Jonathan sempre conta seus chinelos iniciando em 0.
No primeiro caso de teste, o menor número (32) já maior ou igual ao número do calçado de Bill (30). Portanto a posição é 0.
No segundo caso de teste, o quarto maior número (38) é o primeiro que é maior ou igual ao número do calçado de Bill (34). Portanto a posição é 3.
Respostas
O programa abaixo não conta com validação de dados ou controle/tratamento de exceções, assim cabe ao usuário digitar cuidadosamente as informações solicitadas de acordo com o que é mostrado no texto.
[Python 3.8]
Comentários:
--> São utilizadas duas variáveis auxiliares, "resposta" e "comparativo", a primeira guarda a resposta que será mostrada ao usuário no final da execução do programa e segunda é utilizada para guardar o tamanho do menor calçado válido encontrado na lista até então.
--> Utilizamos um laço for para percorrer a lista e um condicional (if) para verificar se o elemento atual é válido (>= t) e se o tamanho é menor que o menor tamanho registrado em "comparativo".
--> Caso nenhum calçado tenha um tamanho válido, a variável não será atualizada ficando com valor default (-1).