Respostas
Explicação:
A economia, como já podemos perceber, era dependente do trabalho agrícola, do qual quase toda a riqueza no período era produzida, por meio do trabalho dos camponeses. A produção artesanal era baixa, e isso era fruto da redução populacional, pois não havia mão de obra qualificada para a atividade, além de haver pouca matéria-prima disponível e poucos consumidores.
O artesanato começou a ganhar força, a partir do século VIII, à medida que a população europeia crescia. No caso do comércio, é importante esclarecer que o comércio mediterrâneo, por influência dos bizantinos, continuou existindo. No entanto, na Europa Ocidental, essa atividade enfraqueceu-se por conta da organização econômica baseada em um relativo isolamento.
Não era frequente que existissem excedentes que fossem comercializados, mas quando eles existiam eram comercializados com feudos vizinhos ou eram levados para pequenas feiras que se desenvolviam.
A pouca presença dessa atividade na Europa Central, durante a Alta Idade Média, contribuiu para que circulação da moeda começasse a diminuir. Isso porque o comércio que ainda existia nesse período baseava-se na troca de mercadorias.