. O Realismo foi um movimento artístico e cultural do século XIX. Sobre ele, é possível afirmar: A. o Realismo é um desdobramento do Romantismo; logo, não rompe com o convencionalismo. B. o Realismo, em sentido amplo, diz respeito ao programa estético iniciado na segunda metade do século XIX. C. o Realismo, diferente do Romantismo, buscava a “arte pela arte”, desprendida de questões sociais. D. o Realismo buscava uma abordagem pormenorizada e intimista da existência humana. E. o Realismo pautava-se pela vontade de retratar a realidade e os costumes da sociedade moderna sem idealizações moralistas.
Respostas
Resposta:
letra d)
Explicação:
Movimento realista, tinha como foco as relações humanas, idealizando e sendo realista. Utilizando modos críticos na sociedade também.
Resposta:
E. o Realismo pautava-se pela vontade de retratar a realidade e os costumes da sociedade moderna sem idealizações moralistas
Explicação:
Seguindo os apontamentos de Jakobson (1976) e de Bosi (1987), pode-se compreender o Realismo como um movimento artístico e literário que rompe com o Romantismo ou, como os críticos modernos chamam, com o Convencionalismo. Conforme Jakobson, o Realismo pode ser visto a partir de dois pontos de vista distintos: em sentido amplo, enquanto princípio de fidelidade à realidade e, em sentido estrito, na condição de realização perfeita dessa tendência em um movimento artístico.
Nesse sentido, o Realismo não busca a “arte pela arte”, mas sim a arte como meio para expor e solucionar problemas sociais. Para isso, o movimento buscava uma abordagem positivista da existência humana, ou seja, a ser descrita empiricamente, diferentemente do Romantismo, cuja abordagem era intimista e subjetiva. Em suma, o Realismo baseava-se na vontade de retratar a realidade e os costumes da sociedade moderna sem idealizações moralistas (teológicas e metafísicas).