O que poderia valer mais do que a manta para aquela família? Quadros de pintores famosos? Joias de rainha? Palácios? Uma manta feita de centenas de retalhos de roupas velhas aquecia os pés das crianças e a memória da avó, que a cada quadrado apontado por seus netos resgatava de suas lembranças uma história. Histórias fantasiosas como a do vestido com um bolso que abrigava um gnomo comedor de biscoitos; histórias de traquinagem como a do calção transformado em farrapos no dia em que o menino, que gostava de andar de bicicleta de olhos fechados, quebrou o braço; histórias de saudades, como o avental que carregou uma carta por mais de um mês ... Muitas histórias formavam aquela manta. Os protagonistas eram pessoas da família, um tio, uma tia, o avô, a bisavó, ela mesma, os antigos donos das roupas. Um dia, a avó morreu, e as tias passaram a disputar a manta, todas a queriam, mais do que aos quadros, jóias e palácios deixados por ela. Felizmente, as tias conseguiram chegar a um acordo, e a manta passou a ficar cada mês na casa de uma delas. E os retalhos, à medida que iam se acabando, eram substituídos por outros retalhos, e novas e antigas histórias foram sendo incorporadas à manta mais valiosa do mundo.
LASEVICIUS, A. Língua Portuguesa, São Paulo, n. 76, 2012 (adaptado).
2. (ENEM - 2013) A autora, no texto acima, descreve a importância da manta para aquela família, ao verbalizar que “novas e antigas histórias foram sendo incorporadas à manta mais valiosa do mundo”. Essa valorização evidencia-se pela *
1 ponto
a) descrição detalhada dos aspectos físicos da manta, como cor e tamanho das centenas de retalhos de roupas velhas que aqueciam os pés das crianças.
b) valorização da manta como objeto de herança familiar disputado por todos que contribuíram com retalhos para confeccioná-la.
c) comparação entre a manta que protege do frio e a manta que aquecia os pés das crianças e quadros de pintores famosos.
d) correlação entre os retalhos da manta e as muitas histórias de tradição oral, que pessoas da família eram protagonistas, que os formavam.
Respostas
respondido por:
24
Resposta:
letra D
Explicação:
palomasilvasantos303:
obgd
Matemática D e D
Química D e C
Geografia C e B
Inglês B e A
respondido por:
3
A autora do texto descreve a importância de uma manta para uma determinada família e evidencia essa valorização do objeto através de, como apontado na alternativa D, uma correlação entre os retalhos que a compõe e as histórias transmitidas oralmente que os familiares vivenciaram.
Assim como as histórias eram transmitidas de geração para geração, a manta que acompanhou cada uma daquelas narrativas adquiriu um retalho que representava cada uma daquelas histórias e servia de âncora e símbolo da vida daquela família.
Saiba mais em:
brainly.com.br/tarefa/24028661
Anexos:
Derivação prefixal
Derivação sufixal
Derivação prefixal e sufixal
Derivação parassintética
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás