[...] Há, neste momento, nos Estados Unidos, cerca de 14 milhões de desempregados, e, como muitos deles têm família, 20 a 30 milhões de homens e mulheres vivem de esmolas, privadas ou públicas [...]. O espetáculo de uma grande nação de que um quarto se encontra reduzido à impotência produz emoções bem mais fortes do que uma estatística em preto e branco. Desde que põe pé nesse país, o estrangeiro compreende de repente que em nenhum momento a Europa imaginou a dolorosa intensidade da depressão dos Estados Unidos." (MAUROIS, André, "Eestaleiros americanos". 1933.) A recuperação econômica dos EUA, após a Crise de 1929, ocorreu através do "New Deal" (1933-1938). Todas as alternativas apresentam instrumentos de ação do New Deal, EXCETO:
A) a administração de reassentamento, que transferiu famílias que ocupavam terras de qualidade inferior.
B) a Lei Antitruste, que proibia o controle de 60 por cento do mercado por uma empresa ou associação de empresas.
C) a Lei da Cerveja e do Vinho e da Vigésima Primeira Emenda, que pôs fim à Lei Seca.
D) a Lei de Assistência Civil à Conservação e ao Reflorestamento, que criava frentes de trabalho para os jovens e desempregados.
E) a Lei do Ajustamento Agrícola, que subsidiava os fazendeiros que reduzissem a sua produção.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
a) O autor se refere à Grande Depressão, período que se seguiu à crise de 1929 nos Estados Unidos.
b) O autor chama a atenção para o fato de que, para além das estatísticas, a realidade concreta das pessoas era muito difícil. Provocava “emoções bem fortes” ver pessoas sem emprego, perdendo suas casas e suas terras, vivendo de doações e esmolas.
Explicação:
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás