A faringe é um órgão que faz parte tanto do sistema digestório quanto do respiratório. O que acontece quando nos alimentamos para que o alimento siga a sua digestão e não entre em "outra via do organismo?" Caso alimento siga para o sistema respiratório, qual a nossa reação? Por quê?
Respostas
Olá, para responde essa pergunta vamos por parte ver quais órgãos trabalham diretamente para evitar que o alimento tome um caminho errado.
Para impedir que o alimento vá para as vias respiratórias, durante a deglutição¹, a epiglote² fecha o orifício de comunicação com a laringe³. Juntamente com isso, o palato mole bloqueia a parte superior da faringe evitando também a entrada do alimento.
Durante o processo de digestão o alimento segue para a faringe depois de ser mastigado e engolido. O bolo alimentar formado percorre toda a faringe através de contrações voluntárias e é levado em seguida para o esôfago. A faringe recebe o ar vindo das cavidades nasais por meio das cóanas e passa pela laringe, até atingir a traqueia.
Caso alimento siga para o sistema respiratório, nossa reação reação será ter um engasgo, tosse e ate falta de ar por quê ocorrem trocas gasosas pela nossa boca também, e quando esse circulação e interrompida ficamos automaticamente com falta de ar.
Espero ter ajudado bons estudos!