No ano de 2013, quase cento e oitenta anos depois de falecido, o Imperador D. Pedro I voltou a ser notícia. Seus restos mortais foram alvo de uma detalhada exumação que revelou mais informações a respeito de suas condições de saúde e circunstâncias de sua morte. Trasladado para o Brasil em 1972, por ocasião das comemorações do sesquicentenário da independência, esta foi a primeira vez em que o cadáver do primeiro imperador brasileiro foi alvo de análise mediante o emprego de alta tecnologia.A partir das informações presentes no enunciado e considerando as circunstâncias da morte, bem como a transferência dos restos mortais de D. Pedro I para o Brasil, assinale a alternativa correta. *
A proclamação da República em Portugal, ocorrida em 1971, teve como consequência o desprezo ao passado monárquico do país, o que levou ao envio dos restos mortais de D. Pedro I para o Brasil.
Ao renunciar ao trono brasileiro em favor de seu filho, D. Pedro I acabou voltando a Portugal para combater seu irmão D. Miguel, que tomara o trono real, morrendo logo após derrotá-lo, foi enterrado por lá, repousando em solo português até as comemorações dos cento e cinquenta anos da independência brasileira.
O desprezo de D. Pedro II durou por toda a vida, fato que fez com que se mantivessem afastados do Brasil os restos mortais de seu pai (morto na miséria), prática que perdurou durante a República instalada em 1889, tendo sido relembrado apenas quando os militares assumiram o poder em 1964, repatriando-o como forma de homenagem.
Considerado traidor da Coroa portuguesa, ao pisar naquele país em 1831, D. Pedro I foi preso, julgado, condenado e degredado para uma colônia africana aonde veio a falecer e seu cadáver acabou enterrado em lugar incerto, o mesmo sendo considerado perdido até 1972, quando então foi mandado de volta para o Brasil.
Em virtude de não ter reconhecido a independência brasileira, Portugal manteve a guarda dos restos mortais do primeiro imperador como forma de afrontar sua ex-colônia, conduta adotada até 1972, ano em que formalmente aceitou a separação do Brasil.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Menina faz pergunta menor né
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás