1)O que distingue o prazer da cega satisfação de carências e necessidades é a recusa do instinto em esgotar-se na satisfação imediata, é sua capacidade para construir e usar barreiras para a intensificação do ato de plena realização. Embora esta recusa instintiva tenha feito o trabalho de dominação, também pode servir à função oposta: erotizar as relações não-libidinais, transformar a tensão e alívio biológicos em livre felicidade.
(Fonte: MARCUSE, Herbert. “Eros e civilização”. In: MATOS, Olgária C.F. A escola de Frankfurt; luzes e sombras do iluminismo. 2ªed. São Paulo: Moderna, 2005. [p.96])
O trecho apresentado fala da repressão dos instintos, que pode ser pensada a partir de duas funções, uma das quais é negativa e força geratriz do que conhecemos como:
Alternativas:
c)barbárie.Alternativa assinalada
2)... a própria ciência não sabe por que põe em ordem os fatos justamente naquela direção, nem por que se concentra em certos objetos e não em outros. O que falta à ciência é a reflexão sobre si mesma, o conhecimento dos móveis sociais que a impulsionam em certa direção: por exemplo, em ocupar-se da Lua e não do bem-estar dos homens. (...) O que eu disse da ciência não vale somente para ela, mas também ao indivíduo particular. (...) Não sabe dizer por quais razões se ocupa com paixão de tal coisa e não de outra.
(Fonte: HORKHEIMER, Max. “A teoria crítica ontem e hoje”. In: MATOS, Olgária C.F. A escola de Frankfurt; luzes e sombras do iluminismo. 2ªed. São Paulo: Moderna, 2005. [p.78]
A problemática apresentada no trecho está presente nas discussões dos pensadores da Escola de Frankfurt que, de modo sintético, pode ser entendida como a necessidade de:
Alternativas:
d)uma sempre nova avaliação diagnóstica da sociedade, na tentativa de serem enxergados os verdadeiros elementos de interesse que influenciam a ação do homem. Alternativa assinalada
3)Os mártires anônimos dos campos de concentração são o símbolo de uma humanidade que luta para vir à luz. A função da filosofia está em traduzir o que eles fizeram em palavras que os homens possam ouvir, ainda que suas vozes mortais tenham sido reduzidas ao silêncio pela tirania.
(Fonte: HORKHEIMER, Max. Apud: REALE, Giovanni e ANTISERI, Dario. História da filosofia. 3ªed. v.III. São Paulo: Paulus, 1991. [pp.849-850])
Os campos de concentração constituíram uma ação considerada por Adorno como o ápice da barbárie do século. Para tal autor, qual deve ser o papel da educação após tal evento de barbárie? Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
s.
e)A educação deve se preocupar na formação do ser humano para que este não chegue a repetir os eventos – de Auschwitz, por exemplo. Alternativa assinalada
4)Tudo aquilo que o indivíduo experiencia em sociedade é algo que, ao longo do tempo, foi sendo produzido para a sustentação da vida do homem – seja vida
e)A escola, mesmo que não de modo declarado, exige do aluno elementos de um capital cultural que pode não ter sido oferecido às classes populares. Alternativa assinalada
Respostas
respondido por:
6
Aap4 - Fundamentos da Educação
1) c
2) d
3) e
4) e
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás