O que é biodiversidade?
E a diversidade de formas de vida da Terra, de todos os seres vivos que fazem parte de um ecossistema, de plantas e animais a micro -organismos. Segundo a definição da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) biodiversidade significa a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos dos quais fazem parte. Compreende, ainda, a diversidade dentro de espécies, entre estas e de ecossistemas. O termo tem como sinónimo diversidade biológica. A biodiversidade contempla tanto a diversidade encontrada nos ecossistemas naturais como naqueles com interferência humana ou antrópicos. As vezes, o termo é usado para representar a riqueza de espécies
Com essas informações responda às perguntas:
1- Que elemento está sendo utilizado para mostrar maior ou menor biodiversidade no planeta? De qual maneira?
2-Cite 3 países onde a biodiversidade é alta e 3 países onde a biodiversidade é baixa (você pode usar um Atlas Geográfico ou pesquisar na Internet no site do IBGE).
3- Quais ações antrópicas (humanas) podem ser responsáveis pela diminuição da biodiversidade em determinado lugar?
4-Existe alguma forma de conter a perda de biodiversidade? De exemplos.
5-Qual é a situação do Brasil? Você o considera uma país que cuida bem de seus biomas e de
me ajuda pfvr preciso pra hj
sua biodiversidade? Comente.
Respostas
Resposta:
Biodiversidade, ou diversidade biológica, pode ser definida como a variabilidade entre os seres vivos de todas as origens, a terrestre, a marinha e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos dos quais fazem parte.
Biodiversidade é um termo usado pela primeira vez na década de 1980 como sinônimo da expressão da diversidade biológica. Falar em biodiversidade é falar da riqueza de espécies de uma região bem como das variações ocorrentes nessas espécies. Todas as áreas do planeta apresentam biodiversidade, entretanto, em algumas regiões, ela é maior, porém isso não significa que sua importância seja diminuída quando em menor quantidade. Cada espécie tem seu papel na natureza e é fundamental para o equilíbrio do ecossistema.
A expressão “diversidade biológica” é utilizada desde a década de 1980 e, inicialmente, fazia referência apenas ao número de espécies que viviam uma determinada região, ou seja, à quantidade de animais, plantas e micro-organismos de uma área. Seu significado tornou-se, com o tempo, mais complexo, incluindo-se também outros aspectos de diversidade, como a diversidade genética entre os organismos. Em 1986, o entomologista E. O. Wilson utilizou o termo biodiversidade em substituição à referida expressão.