Respostas
Nota-se que os países ricos ganharam força econômica desde as sociedades medievais, com a formação das monarquias nacionais e a consequente colonização de outras nações. A soberania e a expansão marítima possuem grande influência, além do mercantilismo, que visava ao enriquecimento através de minérios e exportação.
Quanto aos colonizados, repare que os que antes proclamaram independência também se deram melhor. Prova disso é os EUA, que foram, assim como o Brasil, colonizados por uma monarquia europeia, mas conseguiram a independência um século mais cedo. Hoje é discutivelmente o país mais poderoso da História.
Além disso, a ascensão do iluminismo no Velho Continente também foi essencial, uma vez que possibilitou o crescimento das atividades econômicas, gerando mais riquezas. No Brasil, este teve sua importância durante a conjuração baiana e a inconfidência mineira, mas repare que os resultados não foram os esperados, uma vez que foram derrotados pelas forças militares do Primeiro Reinado.