Filosofia – Teorias de conhecimento.
Exercício:
1 - Platão é considerado um dos mais importantes filósofos da Grécia antiga. Discípulo de Sócrates, a quem Platão reconheceu como um dos homens mais sábios de seu tempo, que contribuiu decisivamente para a sua filosofia. A morte de Sócrates teve grande influência na vida e no pensamento de Platão, como pode-se verificar no fragmento do texto abaixo:
“Sobretudo vi meu amigo Sócrates, que não me envergonharia de chamar o mais justo daquele tempo, sendo por eles conduzido à força, para que participasse dos negócios deles, querendo ele ou não. Ele não obedeceu e arriscou-se a tudo sofrer, para não tornar-se cúmplice deles em atos ímpios. Vendo tudo isso e ainda outras ações como essas, afastei-me indignado desses males. Logo os Trinta caíram e com eles todo o regime. Mas nosso amigo Sócrates, por certo acaso, foi levado ao tribunal por alguns, que o acusaram de impiedade, acusação que absolutamente ele não merecia. Condenaram-no, matando aquele que não desejou um dia participar de conduta ímpia contra um dos amigos deles, quando foram banidos e caíram em desgraça”
(Carta VII, In: FILHO, Bolzani Roberto. Seis filósofos na sala de aula. São Paulo: Berlendis & Vertecchia, 2006. p.30).
Tendo por base o texto acima e o pensamento de Platão, marque abaixo a opção que NÃO é coerente com a filosofia platônica.
(opções na imagem!)
Ps: Se alguém puder me ajudar, ficarei muito grata! Preciso pra hoje, pessoal... :'(
Anexos:
Respostas
respondido por:
23
Resposta:
a) Em seu idealismo, Platão afirma que a existência dos objetos sensíveis só é possível porque eles “participam” das formas ou ideias, que são, portanto, a causa do seu surgimento. As ideias ou formas, por sua vez, precisam “emanar” de algo para existir, pois não têm existências em si mesmas.
4rodrigues:
muito obrigado mesmo. eu já tinha enviado a pergunta, chutei na primeira mas ainda não sei se estava correta! mas obrigado!
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás