1. O que diferenciava a escravidão moderna dos outros tipos de escravidão antes existentes como por exemplo, na idade antiga.
2. Como ficou conhecido o negócio altamente lucrativo entre portugueses e africanos?
3. O que era oferecido em troca de escravizados na África pelos traficantes?
4. Por que era modificado o nome dos africanos escravizados quando chegavam ao Brasil?
5. Como era a travessia pelo Atlântico dentro de um navio negreiro?
6. Havia diferença no valor de venda de escravizados. Como funcionava essa diferenciação?
Respostas
Resposta:
2- O tráfico negreiro era uma atividade extremamente lucrativa e atendia aos interesses da Coroa, portugueses e colonos. A presença portuguesa no continente africano ocorreu por meio de feitorias, as quais os permitiam criar laços comerciais com diferentes reinos africanos.
3- O trato (ou seja, a negociação) entre portugueses e africanos era feito através do escambo (troca). Os produtos oferecidos pelos portugueses interessavam aos africanos: tecidos, vinhos, cavalos, ferro (que era derretido e transformado em armas na África).
4- Assim que chegavam aqui, os escravos perdiam o direito de usar o seu nome africano e de praticar as suas antigas tradições. Eram batizados segundo a fé católica e recebiam nomes portugueses, como João, Joaquim, Maria. Por isso suas origens acabaram sendo apagadas dos registros históricos.
Explicação:
5- Foi através dos navios negreiros, que fizeram a travessia do atlântico, que estes indivíduos chegaram em novos lugares. A viagem era bastante difícil e durava cerca de dois meses, podendo ser prolongada por conta das tempestades e calmarias em alto mar. Os maus tratos começavam antes mesmo de embarcar no navios.