Uma história verídica que emociona.
‘O Diário de Anne Frank’, publicado originalmente em 1947, se tornou um dos relatos mais impressionantes das atrocidades e horrores cometidos contra os judeus durante a Segunda Guerra Mundial. A força da narrativa desta adolescente — que mesmo com sua pouca experiência de vida foi capaz de escrever um testemunho de humanidade e tolerância — a tornaria uma das figuras mais conhecidas do século XX. Agora, seis décadas após ter sido escrito, o diário é finalmente publicado na íntegra. A nova edição traz um caderno de fotos, além de vários trechos inéditos.
Acresce também que o livro reconstrói os tensos anos em que a família Frank viveu em Frankfurt, em clima de total antissemitismo, a fuga da Alemanha e a vida no esconderijo, em Amsterdam. Com fotos e cartas inéditas obtidas junto a parentes e amigos, esta edição finalmente revela mais sobre a jovem Anne Frank, sobre sua família, o ambiente social em que ela cresceu, sua vida antes e depois da fuga e sobre seus últimos setes meses de vida — depois de ter sido traída, capturada pelos nazistas e enviada a um campo de concentração.
Conhecido em todo o mundo através do teatro, adaptações para televisão e traduções, ‘O Diário de Anne Frank’, incrível documento humano, continua a chocar e a emocionar. Ele assinala passagens de uma vida insólita, problemas da transformação da menina em mulher, o despertar do amor, a fé inabalável na religião e, principalmente, revela a nobreza fora do comum de um espírito amadurecido no sofrimento.
Portanto, ‘O Diário de Anne Frank’ é um retrato da menina por trás do mito. Um livro que aprofunda e aumenta nossa compreensão da vida e da personalidade de um dos fortes símbolos da luta contra a opressão e a injustiça. Uma obra que deve ser lida por todos, para evitar que barbaridades dessa natureza voltem a acontecer neste mundo.
6. As anotações/relatos de Ane em seu diário também foram considerados documentos históricos importantes? Explique.
7. O trecho abaixo pode ser relacionado com os cenários de isolamento social que os adolescentes vivem?
“A força da narrativa desta adolescente — que mesmo com sua pouca experiência de vida foi capaz de escrever um testemunho de humanidade e tolerância — a tornaria uma das figuras mais conhecidas do século XX.”
8. Qual conectivo introduz o último parágrafo? O que ele expressa no texto?
9. O segundo parágrafo é iniciado com uma expressão que funciona como conectivo? Qual sentido expressa?
10. Que outros tipos de objetos podem ser resenhados e quais são os veículos de divulgação/publicação?
11. Identifique os verbos e pronomes. Essa resenha foi escrita em qual pessoa gramatical? Por que o resenhista usou esse recurso linguístico?
12. Veja o modelo de quadro sinóptico e construa um a partir da resenha lida “Uma história verídica que emociona”. Apresente uma sequência de palavras ou expressões que representem a avaliação do resenhista, trechos da obra, datas importantes, personagem principal, clímax e contexto histórico (muito importante nessa resenha).
Modelo feito por um estudante do Ensino Fundamental (9º ano) – O trabalho está exposto na íntegra.
Respostas
Resposta:
1. O texto é considerado uma resenha porque
(A) apresenta apenas alguns trechos da obra sem nenhuma avaliação do resenhista
(x) apresenta autor, título da obra, editora, enfim, informações que localizem o leitor quanto à bibliografia que foi objeto de resenha
(C) apresenta o resumo completo da obra
(D) apresenta diferentes desfecho e comparações com outras obras.
2. Por que a obra resenhada foi de grande relevância social?
A obra "O diário de Anne Frank" que é resenhada no texto, é considerada de grande relevância social por apresentar um relato verídico de uma jovem que viveu no período do Nazismo e teve grande parte da sua adolescência perdida por conta da perseguição ao seu povo.
3. Explique o motivo pelo qual o livro reconstrói os tensos anos em que a família Frank viveu em Frankfurt? Acresce também que o livro reconstrói os tensos anos em que a família Frank viveu em Frankfurt, em clima de total antissemitismo, a fuga da Alemanha e a vida no esconderijo, em Amsterdam. Com fotos e cartas inéditas obtidas junto a parentes e amigos, esta edição finalmente revela mais sobre a jovem Anne Frank, sobre sua família, o ambiente social em que ela cresceu, sua vida antes e depois da fuga e sobre seus últimos setes meses de vida — depois de ter sido traída, capturada pelos nazistas e enviada a um campo de concentração.
4. O seguinte trecho apresenta uma avaliação positiva ou negativa da obra resenhada?
“(....) incrível documento humano, continua a chocar e a emocionar.”
positiva pois a avaliação enaltece como o texto conseguiu expressar as emoções e sentimentos da garota
5. As expressões destacadas funcionam como elementos coesivos e expressam qual ideia?
“Agora, seis décadas após ter sido escrito, o diário é finalmente publicado na íntegra.”
A palavra agora, tende a determinar o tempo em que a ação ocorre. A palavra finalmente, apesar de ser mais usada como advérbio de modo, no caso da frase, é utilizada para determinar o tempo em que determinada ação foi concluída.
6. As anotações/relatos de Ane em seu diário também foram considerados documentos históricos importantes? Explique.
As anotações no diário de Anne virou um documento histórico pelo fato de ser um registro de momentos ,informações e relatos sobre a segunda guerra mundial.
Explicação: