1 – COMPLETE AS LACUNAS COM AS SEGUINTES PALAVRAS: transcendência, diálogo, respeito e imanência.
a) ¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬____________________É o ato de conversar, interagir, trocar ideias com outras pessoas. Para dialogar, você deve encontrar o equilibrio entre expressar sua própria opinião e ouvir a do outro. Para isso, o respeito é fundamental. O diálogo é muito importante para que as pessoas possam viver em paz.
b) ____________________É considerar válido um ponto de vista ou uma forma de viver e de existir. Respeitar não é sinônimo de concordar: você pode discordar de uma pessoa, mas respeitar seu direito de pensar e agir da forma que ela acredita ser certa. É importante aprender a respeitar os outros, e também a sim mesmo. Aceitar sua própria identidade é uma forma de respeitar a si mesmo.
c) ____________________Se refere a tudo que é material, sem qualquer significado especial. Pode ser substituida, emprestada, trocada. É ligada ao “ter”, e não confere sentido a vida.
d) ____________________Se refere ao que não é material, que só pode ser compreendido pelo seu significado, é única, e deve ser experimentada por cada pessoa. É ligada ao “ser”, e confere sentido e significado a vida.
2 - Cada religião e cada cultura possui sua própria narrativa de criação. Marque a alternativa CORRETA sobre o tema.
a) As narrativas de criação estão ligadas apenas à imanência. Elas fornecem uma visão científica do mundo, e devem por isso ser ensinadas em todas as escolas.
b) As narrativas de criação estão ligadas também à transcendência. Elas ajudam na construção do sentido da vida, pois atribuem significado ao mundo e à vida humana.
c) Existe apenas uma narrativa de criação, a citada acima.
d) Muitas pessoas não encontram sentido para suas vidas devido às narrativas de criação.
3 - Acerca dos conceitos de imortalidade, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.
(1) Ancestralidade ( ) Crença de que o indivíduo voltará à vida, inclusive fisicamente, para ser julgado por Deus.
(2) Reencarnação ( ) Crença na sobrevivência dos antepassados, que influenciam o destino dos vivos.
(3) Ressurreição ( ) Crença de que o espírito de uma pessoa pode renascer em outro corpo.
( ) Crença presente nas tradições religiosas de povos originários da África, Polinésia e indígenas brasileiros.
( ) Crença presente nas tradições judaicas, cristãs e islâmicas.
( ) Crença presente no espiritismo e budismo.
Respostas
1. a) DIÁLOGO - conversar, interagir e trocar ideias com outras pessoas. Em um diálogo, você deve expressar sua própria opinião e ao mesmo tempo, ouvir a do outro.
b) RESPEITO - Considerar válido um ponto de vista diferente do seu, respeitando o direito do outro de pensar e agir da forma que ele considera ser o certo.
c) IMANÊNCIA - tudo o que é intrínseco ao mundo material e concreto, sem que haja qualquer significado especial. "Ter" e não "ser".
d) TRANSCENDÊNCIA - tudo o que não é material e que ultrapassa os limites do considerado normal, algo de grande magnitude que concede um significado à vida. "Ser" e não "ter".
2. Sobre as narrativas de criação, podemos concluir que elas estão ligadas à transcendência, pois ajudam a construir um sentido à vida das pessoas, de uma maneira que dê um significado para a mesma. Com isso, cada religião tem a sua narrativa de criação, de acordo com suas crenças. Dessa maneira, a alternativa correta para essa questão é a letra b).
3. Sobre os conceitos de imortalidade, a segunda coluna enumerada de acordo com a primeira, nos dá a sequência 3, 1, 2, 1, 3 e 2. Dessa forma, podemos concluir que a alternativa correta é a letra a).
Ancestralidade - é a crença na sobrevivência dos antepassados, que influenciam o destino dos vivos. Ela está presente nas tradições religiosas de povos originários da África, Polinésia e nas tradições dos indígenas brasileiros.
Reencarnação - é a crença de que o espírito de uma pessoa pode renascer em outro corpo. Ela está presente no espiritismo e no budismo.
Ressurreição - é a crença de que o indivíduo voltará à vida fisicamente. Essa crença está presente nas tradições judaicas, cristãs e islâmicas.