A capacidade de uma membrana de ser atravessada por algumas substâncias e não por outras define sua permeabilidade. O esquema mostra diferentes tipos de transporte de substâncias que ocorrem pela membrana plasmática indicados pelos números 1, 2, e 3. Observe o esquema e assinale a alternativa correta.
a)
Transporte ativo de substâncias é representado por 1 e 2, enquanto 3 mostra a difusão facilitada, uma vez que utiliza proteínas carregadoras para o transporte de açúcares simples e aminoácidos através de membrana
b)
1 representa a difusão simples e 2 e 3 representam a fagocitose, no qual a célula engloba partículas sólidas para através da emissão de pseudópodes que as englobam formando um vacúolo alimentar denominado fagossomo.
c)
1 representa o transporte por osmose, que se caracteriza pela passagem do soluto do meio menos concentrado para o mais concentrado. 2 e 3 representam respectivamente, difusão facilitada e transporte ativo (bombas de sódio e potássio).
d)
1 e 2 representam, respectivamente, difusão simples e difusão facilitada, tipos de transporte passivo. Para que o transporte representado por 3 ocorra, deverá haver gasto de energia.
e)
1 representa um tipo de transporte passivo através da membrana plasmática que ocorre quando existem condições de gradiente de concentração sem haver gasto de energia e 2 e 3 representam transportes com gasto de energia.
Respostas
A alternativa D está correta.
A parte de cima da membrana lipídica há maior concentração de soluto e na parte de baixo há menor concentração de soluto.
Quando o transporte ocorre do meio com maior concentração de soluto para um meio com menor concentração, dizemos que o transporte é a favor do gradiente e o transporte é PASSIVO.
Tipos de transporte passivo presentes na imagem:
1 - Difusão simples: o soluto passa livremente através da bicamada lipídica;
2 - Difusão facilitada: há a presença de uma proteína que irá favorecer a passagem do soluto.
No esquema 3 também tem uma proteína que irá auxiliar o transporte do soluto. Porém, o soluto está se deslocando CONTRA seu gradiente de concentração. Quando isso acontece, ocorre GASTO DE ENERGIA (ATP) e não configura-se como transporte passivo, mas sim ATIVO.