• Matéria: Física
  • Autor: robertinodias69
  • Perguntado 9 anos atrás

duas forças horizontais agem sobre um bloco de madeira de 2,0 kg que pode deslizar sem atrito na bancada de uma cozinha,situada em um plano xy. uma das forças e F1=(3,0n)i+(4,0n)j. determine a aceleraçao do bloco em termos dos vetores unitarios F1=(3,0n)i+(-4,0n)j

Respostas

respondido por: luizmarcos8
36
olha, se você fizer um diagrama de corpo livre (  que é um gráfico de cartesiano x,y tu vai conseguir observar as forças que agem no corpo, tratando um ponto a sua escolha como o objeto e de onde saem todas as forças)

Por exemplo, o ponto (0,0) do gráfico pode ser seu corpo que tem massa 2kg, de lá saem todas as forças, logo, tu desenhará todas as forças dadas. Quando desenhar, vai ver que as forças em y tem o mesmo módulo e direção, só que os sentidos são opostos, logo elas se cancelam.

tu pode ver isso fazendo  cordenadas em y = 4N - 4N = 0

Em x, tu tens duas forças iguais, na mesma direção e sentido, com mesmo módulo (3N). Logo, Cordenadas em X = 3N+3N = 6N

Para sabe a aceleração desse corpo ao ser puxado a partir de um instante  t=0 s, você vai usar esses dados já obtidos, você pode perceber que a resultante em y é zero, logo, o objeto só irá se mover horizontalmente, isso quer dizer, no eixo x. ( estou considerando o eixo x horizontal e y vertical num plano 2D.)

então a única força a agir é horizontal e vale 6N.

use a segunda lei de newton.

Força = massa*aceleração

6N= 2KG*a

a= 3 m/s^2

joaopedroradical: ainda tenho divida: como é que eu posso representar essas forças no sistema?
Perguntas similares