A vinda do rei alterou muita coisa. A mais importante delas foi o status político e
econômico do Brasil. Com a abertura dos portos às nações amigas quebrou-se o monopólio com Portugal e o país viu florescer o comércio. O isolamento português com a presença francesa em seu território fez com que o governo investisse na criação de fábricas de ferro, pólvora e vidro na colônia americana. Também havia a necessidade de se fazer imprimir os atos do governo e divulgar notícias interessantes à Coroa. Daí ter –se implantado aqui também, logo após a chegada do rei, a imprensa.
Era inegavelmente uma mudança radical na vida e nos costumes da antiga colônia. Essa mudança seria seguida, quatorze anos depois, pela Independência. Mas entre a chegada do rei e o sete de setembro de 1822, uma sucessão de acontecimentos internacionais e locais formariam o caldo em que foi sendo cozida a Independência do Brasil.
O elemento mais importante para esse processo foi mesmo a mudança do centro de poder português de Lisboa para o Rio de Janeiro, com todas as suas consequências. Dessas, as mais decisivas foram: a revolução constitucionalista do Porto, em 1820, e a liberação da Imprensa no Brasil.
a) Qual foi a consequência direta da abertura dos portos às nações amigas para a relação entre Portugal e Brasil?
b) É possível afirmar que a invasão francesa em Portugal trouxe benefícios econômicos para o Brasil?
c) Qual o motivo da liberação da imprensa no Brasil?
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
oxi e muito grande vou ler isso nada
abid2764:
https://brainly.com.br/tarefa/41858717
Perguntas similares
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás