• Matéria: Português
  • Autor: jpedromilitao
  • Perguntado 4 anos atrás

TEXTO REFERENTE ÀS QUESTÕES 5 E 6.
História da Língua Portuguesa
(Daniela Diana)

Origem
A evolução da língua é dividida em cinco períodos:

Pré-românico: surgidas a partir do latim vulgar (sermo vulgaris). O latim vulgar foi o idioma levado pelos soldados para as áreas conquistadas no Império Romano porque era a língua oficial de Roma.
Românico: são as línguas que resultaram da diferenciação ou do latim levado pelos conquistadores romanos. Com as sucessivas transformações o latim é substituído por dialetos. Desses, da transição iniciada no século V, surgem quatro séculos depois as demais línguas românicas: francês, espanhol, italiano, sardo, provençal, rético, franco-provençal, dálmata e romeno. O português surge no século XIII.
Galego-português: foi o idioma da Galiza, na atual Espanha, e das regiões portuguesas do Douro e Minho. Permanece até ao século XIV.
Português Arcaico: é o idioma falado entre o século XIII e a primeira metade do século XVI. É nesse período que começam os estudos gramaticais da língua portuguesa.
Português Moderno: é o idioma falado atualmente no Brasil e nos demais países lusófonos.
Resumo
A unificação de Portugal, que ocorreu no século XIII, também é a marca para a definição de um idioma para o país. Com as fronteiras definidas, o galego passa a ser a língua oficial do país, com o idioma sendo definido como galego português.

Também é no século XIII que são encontradas as primeiras publicações com verbetes semelhantes ao idioma atual.

História da Língua Portuguesa no Brasil
Foi o processo de expansão territorial português que levou a língua a quatro continentes. Onde chegou, o idioma sofreu com as influências locais.

No Brasil, por exemplo, há palavras em português que são de origem indígena ou negra. O Brasil também apresenta imensa diversidade.




5- Segundo o texto lido, a língua portuguesa foi dividida pelos estudiosos em 5 períodos, cada qual com sua definição. Marque a opção que trata do surgimento das línguas neo-latinas. *

a- Pré-românico: surgidas a partir do latim vulgar (sermo vulgaris). O latim vulgar foi o idioma levado pelos soldados para as áreas conquistadas no Império Romano porque era a língua oficial de Roma.
b- Românico: são as línguas que resultaram da diferenciação ou do latim levado pelos conquistadores romanos. Com as sucessivas transformações o latim é substituído por dialetos. Desses, da transição iniciada no século V, surgem quatro séculos depois as demais línguas românicas: francês, espanhol, italiano, sardo, provençal, rético, franco-provençal, dálmata e romeno. O português surge no século XIII.
c- Galego-português: foi o idioma da Galiza, na atual Espanha, e das regiões portuguesas do Douro e Minho. Permanece até ao século XIV.
d- Português Arcaico: é o idioma falado entre o século XIII e a primeira metade do século XVI. É nesse período que começam os estudos gramaticais da língua portuguesa.
e- Português Moderno: é o idioma falado atualmente no Brasil e nos demais países lusófonos.


6- A marca para a definição do idioma chamado língua portuguesa é o século XIII, quando ocorreu a unificação de Portugal. Tal século trata dos anos de: *
1 ponto
a- 1000.
b- 1100
c- 1200
d- 1300
e- 1400

Respostas

respondido por: rossettiluizanana
0

Eu tbm preciso da resposta, vc conseguiu??


jpedromilitao: Não
Perguntas similares