Os organismos pertencentes ao reino animal apresentam muitas diferenças, alguns habitam ambientes terrestres, outros aquáticos e ainda existem aqueles que possuem asas adaptadas ao voo. Este reino pode ser dividido em dois grandes grupos, os animais vertebrados e os invertebrados, por mais que esses sejam bastante diferentes, apresentam semelhanças como.... *
-Os organismos pertencentes ao reino animal possuem células eucarióticas, sendo assim, suas células são complexas e apresentam o material genético dentro do núcleo.
-Alguns organismos que pertencem ao reino animal podem ser autotróficos, ou seja, podem produzir sua própria fonte de energia.
-Grande parte dos animais são unicelulares, ou seja, são seres formados por uma única célula.
-Como exemplo de animal invertebrado, podemos citar os peixes.
Alguns organismos deste reino são capazes de realizar a fotossíntese, como os líquens, por exemplo.
Respostas
Resposta:
ANIMAIS INVERTEBRADOS;
Animais invertebrados caracterizam-se pela ausência de uma coluna vertebral e de crânio. Como exemplo podemos citar os insetos, crustáceos e anelídeos.
Explicação:
Os animais invertebrados são aqueles animais que não possuem coluna vertebral e crânio. Vale salientar que a classificação dos animais em vertebrados e invertebrados é completamente artificial, uma vez que apenas uma característica não é suficiente para classificar todo o reino em dois grupos apenas.
Os invertebrados são complexos e muitos estão mais relacionados com vertebrados do que com outros invertebrados. A seguir, retrataremos melhor os grupos que podem ser assim classificados.
→ Características
Os invertebrados são um grande grupo que representa a maioria dos animais encontrados em nosso planeta. Apresentam muitas diferenças entre si, porém algumas características em comum podem ser observadas. São características comuns a todos os invertebrados:
Ausência de coluna vertebral e crânio.
Célula do tipo eucariótica, ou seja, suas células possuem núcleo delimitado pela membrana nuclear.
Nutrição heterotrófica, ou seja, todos necessitam alimentar-se de outros seres vivos, não sendo capazes de produzir seu próprio alimento.
São pluricelulares, ou seja, todos os invertebrados são formados por mais de uma célula. Vale destacar que a maioria possui tecidos e órgãos, porém essa característica está ausente em poríferos.
→ Grupos
Os invertebrados estão divididos em, aproximadamente, 33 filos diferentes. Entretanto, na maioria dos livros didáticos, observamos a referência de apenas oito deles. Os oito filos de invertebrados mais estudados são:
Poríferos: são conhecidos também como esponjas e destacam-se por possuírem um corpo rico em poros. Os poríferos são animais sésseis quando adultos e alimentam-se por meio de filtração (retiram partícula de alimentos da água quando esta passa pelo seu corpo). Nesses animais não se verifica a presença de tecidos verdadeiros. Para saber mais sobre esse tema, leia nosso texto: Poríferos.
As esponjas apresentam o corpo repleto de poros.
As esponjas apresentam o corpo repleto de poros.
Cnidários: são um grupo de animais que vivem no ambiente aquático. O corpo dessas espécies apresenta simetria radial, e sua cavidade gastrovascular apresenta apenas uma abertura, a qual funciona para a entrada de alimentos e para a saída de resíduos.
Pode-se observar nesses animais duas variações no plano corporal: pólipos e medusas. Nesses animais consta a presença de células especializadas na eliminação de substâncias urticantes, chamadas cnidócitos. Para saber mais sobre o tema, leia nosso texto: Filo cnidaria.
As águas-vivas apresentam células que liberam substâncias urticantes.
Platelmintos: possuem corpo plano dorsoventralmente achatado, sendo conhecidos, devido a essa característica, como vermes achatados. São encontrados em diferentes habitat, existindo espécies de vida livre e também espécies parasitas. Caso tenha interesse sobre o tema, acesse nosso texto: Os platelmintos.
A tênia é um platelminto que pode parasitar o homem.
Nematódeos: são animais encontrados em vários ambientes, apesar de serem conhecidos, principalmente, pelas espécies parasitas. Esses animais apresentam corpo fusiforme (alongado com extremidades mais estreitas) e possuem uma cutícula que reveste todo o corpo. Aprenda mais sobre esses animais lendo nosso texto: Filo nematoda.
A lombriga é um parasita que causa uma doença conhecida como ascaridíase.
Moluscos: são animais de corpo mole e o segundo maior grupo de animais em número de espécies descritas. Alguns representares possuem concha rica em carbonato de cálcio revestindo e protegendo seu corpo. A maioria dos seus representantes é marinha