• Matéria: Química
  • Autor: fellipeevans
  • Perguntado 4 anos atrás

Conservantes, resumidamente, são substâncias químicas (naturais ou sintéticas) adicionadas a um produto (alimento, cosmético, fármaco...) com o propósito de aumentar o seu tempo de vida útil, protegendo-o de bactérias, fungos, leveduras e quaisquer tipos de organismos ou reações químicas que possam tornar o item impróprio para o uso. A maioria dos conservantes possui ações bacteriostáticas, apenas impedindo o crescimento dos micro-organismos que possam estragar o produto; porém alguns conservantes podem ter a ação bactericida, matando esses micro-organismos.Conservantes podem ser considerados como aditivos, pois o único propósito do grupo é conservar o produto, procurando sempre não alterar suas propriedades físicas, químicas e nutritivas (no caso dos alimentos). Eles podem ser categorizados em três tipos: antimicrobianos, antioxidantes e inibidores enzimáticos. Sobre essas substâncias, marque a única afirmativa verdadeira. *
20 pontos
Agem como inibidores retardando as reações.
Agem como catalisadores, diminuindo o tempo das reações.
Agem como inibidores diminuindo o tempo em que ocorrem reação.​

Respostas

respondido por: Danas
1

Sobre essas substâncias, marque a alternativa verdadeira é:

"Agem como inibidores retardando as reações."

Os antimicrobianos, antioxidantes e inibidores enzimáticos agem justamente retardando as reações, eles não catabolizam (catabolizar é acelerar uma reação, diminuir o tempo em que ela ocorre).

Os antimicrobianos do tipo bacteriostáticos conseguem parar a reprodução das bactérias, mesmo sem matar elas, os antioxidantes conseguem desacelerar a ação dos oxidantes e os inibidores enzimáticos conseguem diminuir a ação de uma enzima (a enzima é um componente catalítico).

Espero ter ajudado!

Perguntas similares