1- Qual a situação da pobreza no Brasil? Qual a grande maioria racial nesta classe social ?
2- Váriass mudanças ocorreram com a função diminuir a desigualdade. Porém qual o perfil dessa população que ainda sofre essa situação?
3 - Como a educação tem colaborado para amenizar a desigualdade no Brasil?
-4- Como as políticas públicas governamentais estabelecem diretrizes para uma nação mais igualitária?
5- Você acha que o cartão bolsa família colabora com a diminuição dessa desigualdade?
Respostas
Resposta:
1. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística para 2016 mostram que entre os 10% mais pobres da população brasileira, 78,5% são negros (pretos ou pardos), contra 20,8% brancos. Já entre os 10% mais ricos, a situação se inverte: 72,9% são brancos e 24,8% são negros. (Dados de 2018)
2. Pessoas negras e pardas em sua maioria.
3. Pessoas que estudam tem mais oportunidades de conseguir um emprego, ter uma renda e não fazer mais parte da sociedade pobre do país.
4. A desigualdade apresenta-se como característica marcante na estrutura social brasileira ao longo dos anos configurando-se em um fenômeno complexo que tem impactos diversos, em especial sobre a condição de pobreza relacionada à precariedade do acesso à educação. Dessa forma, o direito social à educação garantido pela Constituição Federal de 1988 torna-se prejudicado, gerando exclusão e vulnerabilidade a condições ínfimas de mobilidade social.
5. Sim, pois ele responde por 10% de redução da desigualdade no Brasil, entre 2001 e 2015. Esse impacto é relevante, tendo em vista o baixo custo do programa, de apenas 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB)