Atividade 24
Leia o texto abaixo.
Resenha | Dragões, maçãs e uma pitada de cafuné, de Susana Ventura e Helena Gomes
[...] A resenha de hoje é sobre o livro Dragões, maçãs e uma pitada de cafuné – Contos de fadas para pensar sobre ética recomendado para crianças a partir de nove anos de idade, mas tenho certeza que qualquer leitor de qualquer idade assim que bater os olhos nessa encantadora coleção vai se apaixonar, como eu!! [...]
Para ajudar crianças e jovens começarem a analisar certas questões de conflitos, as autoras Susana Ventura e Helena Gomes, apaixonadas por contos de fadas criaram a Coleção Contos e Contadoras, trazendo como primeiro volume da coleção, Dragões, maçãs e uma pitada de cafuné.
Susana e Helena reuniram oito contos de diferentes regiões e diversas culturas do mundo para mostrar como melhor viver em grupo ou em sociedade e saber como entender certas regras e mudanças que podemos enfrentar, como nos orientar a respeito da nossa conduta, nossas ações e como relacionarmos uns com os outros. Ética envolve dúvidas e reflexões, e nestes oito recontos em Dragões, maçãs e uma pitada de cafuné podemos parar e analisar cada acontecimento e atitude tomada pelos personagens.
Em meio a personagens únicos e cativantes e muita magia, as autoras nos levam para um mundo de reflexões e conclusões, além de conhecermos vários contos de fadas incríveis e diferentes. [...]
O livro é encantador, lindo demais, me apaixonei pela capa e pelos recontos, cada qual trazendo um significado diferente mostrando como é importante ter persistência, força de vontade, esperança, união e amor por mais que possamos nos encontrar em situações difíceis, os bons sentimentos e a ponderação nos farão vencedores. [...]
A edição está simplesmente maravilhosa, a capa nem preciso dizer que me apaixonei à primeira vista, o título então, idem. A diagramação caprichada deu um toque a mais de encantamento em toda obra. E o ilustrador simplesmente arrasou nos desenhos, lindos!!! [...]
Um presente educativo, importante e encantador.
Recomendo!! [...]
Nesse texto, o trecho que apresenta um fato é:
“... nestes oito recontos em Dragões, maçãs e uma pitada de cafuné podemos parar e analisar cada acontecimento e atitude tomada pelos personagens.”. (3º parágrafo)
“O livro é encantador, lindo demais, me apaixonei pela capa...”. (5º parágrafo)
“A edição está simplesmente maravilhosa, a capa nem preciso dizer que me apaixonei à primeira vista, o título então, idem.”. (6º parágrafo)
“A diagramação caprichada deu um toque a mais de encantamento...”. (6º parágrafo)
Respostas
Resposta:
[A] “... nestes oito recontos em Dragões, maçãs e uma pitada de cafuné podemos parar e analisar cada acontecimento e atitude tomada pelos personagens.”. (3º parágrafo)
Explicação:
Confia no pai
Há um fato em "... nestes oito recontos em Dragões, maçãs e uma pitada de cafuné podemos parar e analisar cada acontecimento e atitude tomada pelos personagens.” Alternativa A.
O texto da questão é uma resenha, ou seja, um texto crítico destinado a apresentar um breve resumo sobre uma obra e também uma opinião do autor, que diz se ela vale a pena ou não.
Por isso mesmo, a resenha mistura fatos com opiniões pessoais, é algo natural nesse gênero textual. Entre as alternativas da questão, a única que apresenta um fato objetivo sobre a obra resenhada é a A, todas as outras mostram a opinião do autor. O fato destacado é a possibilidade de reflexão a partir dos contos.
Mais sobre a resenha: https://brainly.com.br/tarefa/20719167
A fama dos criadores dos jogos atuais.
A modernização dos jogos de tabuleiro.
O desejo das pessoas de colecionar jogos.
O lugar onde as pessoas costumam jogar.