escreva todas as frases de cunho racistas que não devem ser usadas?
me ajuda urgenteee
Respostas
Resposta:
Exemplos de frases racistas
Você já disse a alguém que está com inveja branca? E costuma ter uma lista negra dos seus desafetos? Entenda o que significam essas expressões e por que elas são racistas.
“Ela é uma mulata bonita.”
A expressão “mulata” ou “mulato” é bastante comum, mas pouca gente sabe que ela se refere à mula, que é um animal que nasce do cruzamento entre jumento e égua. Na época da escravidão, muitas escravas eram abusadas pelos patrões. Seu filhos – de mãe negra e pai branco – eram chamados de mulatos. Não é uma boa forma de se referir a alguém, concorda?
“Pensa que eu sou tuas negas?”
Se a gente parar para pensar pode logo desconfiar que essa expressão é extremamente racista. E é mesmo. Ela surgiu na época da escravidão, quando, as mulheres negras eram consideradas “propriedades” dos seus senhores, que se achavam no direito de fazer tudo com elas – inclusive estupros, assédios e agressões.
“Ele é da cor do pecado?”
Pode parecer um elogio, mas não é. Sabe por quê? Ser negro era considerado pecado antigamente. E era isso que justificava a escravidão.
“Coloca ali no criado-mudo.”
Aquele móvel baixo que normalmente fica na cabeceira da cama tem esse nome porque, na época da escravidão, os escravos ficavam nesse mesmo lugar segurando as coisas para os “senhores” – sem fazer barulho para não atrapalhar. É quase inacreditável de tão cruel, nao é?
“Ela trabalha como doméstica.”
A expressão é muito, muito comum. O que a gente não sabe é que as “domésticas” eram as mulheres negras que trabalhavam nas casas das famílias brancas e eram consideradas “domesticadas”. A maldade não para aqui. É importante lembrar que os negros eram considerados “animais” que precisavam ser domesticados por meio da tortura.
Frases racistas no ambiente de trabalho
O ambiente de trabalho também não está imune a frases e expressões racistas. Conheça significado de algumas delas e entenda por que você precisa parar de usá-las agora mesmo.
“Eu não quero denegrir a imagem de ninguém.”
É possível que você já tenha usado a expressão “denegrir” como sinônimo de difamar. Seu significado, no entanto, é “tornar negro, escurecer”. Nessa frase, você diz que não manchar a reputação de uma pessoa. Entende como é maldoso e ofensivo? Portanto, mesmo que não seja sua intenção, quando você diz que não quer “denegrir”, você está sendo racista. Nesses casos, o melhor é utilizar a expressão “difamar”.
“Vamos fazer uma lista negra de fornecedores.”
Quando você cria uma “lista negra” indica que pessoas ou produtos não podem fazer parte de um ambiente, por exemplo. Obviamente, a palavra “negra” é utilizada forma pejorativa e racista.
“No mercado negro é mais barato.”
A expressão “mercado negro” segue a mesma ideia da “lista negra”. A palavra “negro” é usada definir algo proibido, ilegal, perigoso ou ruim.
“Você foi promovido! Parabéns! Que inveja branca!”
Ao contrário da “lista negra”, a “inveja branca” indica algo “do bem”. Ou seja, o que é associado à cor branca é visto como algo positivo – o que reforça a associação entre “preto” e comportamentos negativos.
“Amanhã é dia de branco.”
Essa expressão maldosa associa o “dia de branco” a um dia de trabalho, como se apenas os brancos trabalhassem.
“Ele é um vendedor de meia tigela.”
Quando os negros que faziam trabalho forçado nas minas de ouro não alcançavam as “metas”, recebiam apenas metade da tigela de comida… Precisa dizer mais?
“A coisa tá preta, não vendemos nada este mês””
Novamente, a expressão associa a palavra “preta” a uma situação ruim.
“Que serviço de preto!”
Mais do mesmo: a frase que indica uma tarefa mal feita também vem da associação ao trabalho que seria realizado pelo negro.
Explicação:
Espero ter ajudado ✌