Respostas
Resposta:
Sendo IC muito maior que IB, o ganho de corrente β é sempre muito maior que 1, ou seja, na configuração emissor comum, o transistor funciona como um amplificador de corrente. Como a inclinação das curvas da Figura 17 varia para cada valor de IB, o ganho de corrente β não é constante.
O ganho de corrente em base comum é menor que 1 porque o ganho de corrente do transistor é 1 e, além disso, a corrente de saída é atenuada por um divisor de corrente.
Como se achar o ganho de corrente em base comum?
Na configuração de base comum, o sinal entra ao transistor através do emissor e sai pelo colector, então, o ganho de corrente do transistor é o seguinte:
Nessa expressão é o ganho de corrente em emissor comum, como esse valor é usualmente muito maior que 1, o valor do ganho de corrente em base comum é:
Ou seja, o ganho de corrente do transistor em base comum é aproximadamente 1. Porém, o amplificador em base comum tem um divisor de corrente na entrada e um divisor de corrente na saída. Analisando o divisor de corrente da entrada (em que hib é a resistência de entrada do transistor em base comum) temos:
A corrente de entrada ao transistor é aproximadamente igual à corrente fornecida pelo gerador. Analisando o divisor de corrente na saída tem-se:
Então, o ganho de corrente em base comum é:
Ou seja, o ganho de corrente será sempre menor que 1, porque o ganho de corrente do transistor é aproximadamente 1 e a atenuação produzida pelo divisor de corrente na saída faz com que o ganho total do amplificador seja menor que 1.
Saiba mais sobre os divisores de corrente em https://brainly.com.br/tarefa/52612212
#SPJ2