Respostas
Resposta:
1) Mola 1.
2) d
3) c
4) Mola 2.
5) ,
Explicação:
Boa noite, vamo lá:
1) As constantes elásticas definem a dureza do material que a mola é feita, a força elástica depende diretamente dessa constante, sendo de 1ª ordem. O que quer dizer? Que a conta fica marromeno assim: F = k * [...], pode se observar que quanto maior for k, maior é a força elástica. E como a força elástica é uma força restauradora, que tenta retornar a mola à sua posição inicial, conclui-se que quanto maior a força elástica, mais difícil fica de deformar a mola. Logo, a mola que será mais esticada será a mola 1.
2) Nos fala que o peso ficará pendurado na mola, então é óbvio que a mola vai ficar verticalmente porque a gravidade aplica uma força pra baixo no corpo. Lembra que eu falei que a força elástica é uma força restauradora? Então, evidente que a força vai ser contrária a força peso, então pra cima. d).
3) C) A equação pra encontra a força elástica é F=-k*x, isso porque ela é uma força restauradora, então fica negativa, também vê-se o k multiplicando como eu disse e mais x, que seria a distância com que a mola foi deformada, podendo tanto ser esticada quanto comprimida. Se liga... quanto mais puxa uma mola mais difícil fica de continuar puxando. Isso porque a força vai aumentando, por causa da distância que foi deformada mesmo.
4) Aqui tu tens que dar uma pesquisada pra entender a relação entre a constante elástica e o período de oscilação de uma mola, vou dar só equação mas vai dar uma olhada:
, onde T é o período, k a constante elástica e m a massa.
Cara, mesma coisa, pra um mesmo valor de m, quanto maior for k, maior será o período. Logo a mola 2, terá o maior período porque tem k maior.
5) Só aplicar a equação da pergunta c aqui.
Pra mola 1:
Pra mola 2: