Respostas
Resposta:
A Exclusão Social designa um processo de afastamento e privação de determinados indivíduos ou de grupos sociais em diversos âmbitos da estrutura da sociedade.
Trata-se de uma condição inerente ao capitalismo contemporâneo, ou seja, esse problema social foi impulsionado pela estrutura desse sistema econômico e político.
Assim, as pessoas que possuem essa condição social sofrem diversos preconceitos. Elas são marginalizadas pela sociedade e impedidas de exercer livremente seus direitos de cidadãos.
Podemos salientar as condições financeiras, religião, cultura, sexualidade, escolhas de vida, dentre outros.
Os excluídos sociais, geralmente são minorias étnicas, culturais e religiosas. Como exemplos, temos os negros, índios, idosos, pobres, homossexuais, toxicodependentes, desempregados, pessoas portadoras de deficiência, dentre outros.
Observe que essas pessoas ou grupos sociais sofrem muitos preconceitos. Isso afeta diretamente aspectos da vida, e, em muitos casos, gera outro problema chamado de “isolamento social”.
Explicação:
Boa Noite ;)
Resposta: A inclusão social está presente na cidade quando na rua há chão tátil para deficientes visuais, rampas para quem não tem mobilidade nas pernas, comunicadores de libras para surdos e mudos etc. A exclusão social está por todo lugar, a maioria dos estabelecimentos de cidades grandes e pequenas não pensam em pessoas portadoras de deficiência a maioria dos lugares não possuem chão tátil, rampas ou comunicadores de libras.