URGENTEEEEEEEEE
1) Escreva as funções do sistema imunológico. *
2) Explique a função dos macrófagos, linfócitos B e linfócitos T auxiliadores. *
3) Quais os órgãos do sistema imunológico? *
4) Diferencie imunidade humoral e imunidade celular. *
5) Qual a função da vacina? *
6) O que é memória imunitária? *
7) Diferencie imunização ativa de imunização passiva. *
8) O que são e qual a função dos anticorpos? *
9) Por que as vacinas contra o novo coronavírus são consideradas seguras? *
10) O que significa o USO EMERGENCIAL de um medicamento ou vacina?
ME AJUDEMMMMMM
Respostas
1- A função do sistema imunitário é defender o corpo humano dos invasores. Os micróbios (gérmenes ou microrganismos), as células cancerosas e os tecidos ou órgãos transplantados são interpretados pelo sistema imunitário como algo contra o qual o corpo se deve defender.
2- Os macrófagos são encontrados no tecido conjuntivo e se concentram em órgãos com a função de defesa do organismo. O Linfócito B ou célula B é um tipo de linfócito que constitui o sistema imunológico, ele tem um importante papel na imunidade humoral e é um essencial componente do Sistema imune adaptativo. Logo, a principal função das células B é a produção de anticorpos contra antígenos. Os linfócitos T helper garantem a diferenciação dos linfócitos B em plasmócitos, sendo, portanto, importantes para a produção de anticorpos.
3- Os órgãos que fazem parte do sistema imunológico são os órgãos linfoides primários (medula óssea e timo) e os órgãos linfoides secundários (linfonodos, baço e tonsilas).
4- A imunidade celular é aquela mediada diretamente pelos linfócitos T matadores, já a imunidade humoral é aquela em que participam anticorpos específicos, produzidos pelos linfócitos B maduros, e que se encontram presentes no plasma sanguíneo.
5- As vacinas são a principal forma de prevenção contra inúmeras doenças. As vacinas atuam por meio do desenvolvimento da chamada “memória imunológica”. A introdução do agente patogênico (morto ou enfraquecido) ou seus derivados no organismo estimula o sistema imune a produzir anticorpos.
6- Ao mecanismo de reconhecimento de antígenos, dá-se o nome de memória imunitária. Durante o primeiro contato com um antígeno, o organismo produz uma resposta imunitária primária, em que ocorre a diferenciação de linfócitos B e T em células efetoras e células de memória.
7- Esse tipo de imunidade geralmente dura por vários anos, às vezes, por toda uma vida. Os dois meios de se adquirir imunidade ativa são contraindo uma doença infecciosa e a vacinação. A imunização passiva é obtida pela transferência ao indivíduo de anticorpos produzidos por um animal ou outro ser humano.
8- Anticorpos, também chamados de imunoglobulinas (Ig), são glicoproteínas produzidas por plasmócitos.
9- A segurança das vacinas é sempre a prioridade máxima e isso não é diferente no caso das vacinas contra a COVID-19. Todas elas passam por várias fases de ensaios clínicos antes de serem aprovadas para uso na população. Esses ensaios visam garantir a segurança da vacina e sua capacidade de proteger da doença (eficácia).
10- O conceito de aprovação emergencial é relativamente novo. Em caso de uma declarada urgência de saúde pública, como uma pandemia, o surgimento de um fármaco ganha relevância especial, ou seja, o medicamento ou a vacina passa a receber uma relevância especial.