em tempo de fake newes ( mentiras ou inverdades), o discurso crítico e da ciência são importantes para a sociedade? justifique sua respostas.
Respostas
A democracia e progresso social morreriam sem a ciência e o conhecimento com base em fatos. A ciência e os fatos são a base fundamental para disputas lógicas e racionais e para a possibilidade de alcançar algumas verdades.
As fake news, por outro lado, são um assalto calculado perante às liberdades democráticas.
O poder da noção das fake news e de seus praticantes é demonstrada sobre como temos rapidamente aceitado que há uma categoria de notícias chamada de fake news. Através dessa noção, nós estamos correndo um risco real em ser cúmplices de sua legitimação. Meu ponto é: se são falsas, não são notícias. Há notícias e também há falsidades, fatos desonestos, distorções e mentiras.
Então qual é a conexão entre ciência, conhecimento e fatos?
O que faz uma boa ciência
A ciência é um meio importante de produção de conhecimento e um caminho para conseguir aquilo que se aproxima da verdade. Uma boa ciência é resultado de processos rigorosos. Parte do rigor da ciência e da criação de conhecimento é o processo de revisão entre pares, que é um meio de reforçar não apenas os fatos incorretos, mas também a transparência.
A ciência também deve geralmente ir de acordo com o teste de replicabilidade. Nos dias de hoje, dados que são usados em experimentos científicos também têm que ser preservados para serem acessados e analisados se os resultados estão em disputa. Normas éticas também governam experimentos científicos para prevenir prejuízos.
A ciência não é a verdade absoluta. Descobertas científicas são o começo, não são o fim, nem o término da busca pela verdade. Dados empíricos usados na ciência que podem ser verificados formam uma base sólida para uma discussão robusta, debates e tomadas de decisão. Os cientistas trazem um grau de racionalidade que cria uma maior probabilidade para que o melhor interesse da sociedade ou o interesse público possam ser levados em consideração com relação à, por exemplo, tomadas de decisões.
A ciência, logo, é um hábito de exercitar a mente para ajudar a se pensar através de um fenômeno especialmente difícil e complexo.
Isso faz da ciência algo importante no exercício da democracia. Isso não é possível sem fatos e informação que permitam eleitores fazerem escolhas informadas em eleições, por exemplo, ou ajudem na elaboração de políticas seguras que melhor promovam o interesse público. A Ciência também possibilita o discernimento dos membros do público para que o mundo e as palavras deles façam sentido.
Espere que esse texto ajude