• Matéria: Português
  • Autor: lorraynelo
  • Perguntado 9 anos atrás

corrija e explique o porque desta correcao feita por voce 1- daria-ti minha vida 2- falarei-lhe sobre este assunto 3- procurariam -me para resolver o assunto 4- amarei - o de todas as formas

Respostas

respondido por: adjemir
1
Vamos lá.

Veja que todos os verbos das frases da sua questão, ou estão no futuro do presente ou no futuro do pretérito.
Apenas para deixá-la mais "à vontade" veja como saber quando o verbo está num desses dois tempos. Veja lá;

i) Futuro do presente do verbo amar.

Eu amarei
Tu amarás
Ele amará
Nós amaremos
Vós amareis
Eles amarão

ii) Futuro do pretérito do verbo amar

Eu amaria
Tu amarias
Ele amaria
Nós amaríamos
Vós amaríeis
Eles amariam


Agora que você já sabe quando um verbo está no futuro do presente ou no futuro do pretérito, agora vamos responder à sua questão.
Antes veja que os pronomes oblíquos átonos, quando utilizados com um verbo que esteja em um dos tempos vistos aí em cima (futuro do presente ou futuro do pretérito),  deverão ser utilizados na forma MESOCLÍTICA (que fica no meio), se não houver alguma palavra que justifique a próclise (forma PROCLÍTICA, que é o uso antes do verbo) e nunca na forma ENCLÍTICA (depois do verbo).

Vamos, portanto, fazer a devida correção nas frases da sua questão, que deverão ser corretamente escritas da seguinte forma:


1) Dar-te-ia minha vida.

2) Falar-lhe-ei sobre este assunto.

3) Procurar-me-iam para resolver o assunto.

e) Amá-lo-ei de todas as formas.


Assim, haveria erro, se você utilizar, por exemplo: amarei-te, ou amaria-te, que são formas enclíticas (uso do pronome oblíquo depois do verbo). Também há erro se você utilizar a próclise: "te amarei" ou "te amaria", pois não há nenhuma palavra que atraia o pronome oblíquo.
Contudo, se você tivesse essa palavra, então poderia, sim, usar a forma proclítica, por exemplo: "eu te amarei eternamente"; ou "eu te amaria eternamente, se não fosse por isso".
Note que, nos exemplos acima, o pronome do caso reto está atraindo o pronome oblíquo "te". Por isso, a justificativa de usar a forma proclítica, o que não ocorre nas frases da sua questão, que não há nenhuma palavra "atrativa" dos pronomes oblíquos utilizados.


Deu pra entender bem?

OK?
Adjemir.

adjemir: Quero saber por que tantas denúncias do monitor automático. Já está se tornando uma brincadeira (mas de mau gosto). já pedi, anteriormente, uma explicação da administração do Brainly. Agora reforço este pedido. Sei que, aqui e ali, alguém "levanta" essa denúncia e aprova a minha resposta. Mas eu só queria apenas saber o por quê dessas denúncias que vêm se amiudando. Aguardo. Um abraço. Adjemir.
Perguntas similares