o Rio São Francisco atravessa todo o sertão e deságua no litoral nordestino?
POR FAVOR É URGENTE
Respostas
O rio São Francisco nasce em Minas Gerais, atravessa o Sertão do Nordeste e deságua no Oceano Atlântico. É um rio importante para a população do Sertão, pois suas águas (que nunca faltam) abastecem muitas cidades sertanejas. Então, sim.
Espero ter ajudado, bom dia e bons estudos ;)
Resposta:
O rio São Francisco, popularmente conhecido por Velho Chico, é um dos mais importantes cursos de água do Brasil e da América do Sul. O rio passa por cinco estados e 521 municípios, sendo sua nascente geográfica no município de Medeiros e sua nascente histórica na serra da Canastra, no município de São Roque de Minas, centro-oeste de Minas Gerais. Seu percurso atravessa os estados de Minas Gerais e da Bahia, determina ao norte a fronteira entre a Bahia e Pernambuco e constitui a divisão natural entre os estados de Sergipe e Alagoas, vindo por fim a desaguar no Oceano Atlântico. Seu comprimento medido a partir da nascente histórica é de 2 814 quilômetros, mas alcança os 2 863 quilômetros quando medido a partir da nascente geográfica. Sua bacia hidrográfica tem uma área de aproximadamente 641 000 quilômetros quadrados.
Seu descobrimento é atribuído ao navegador florentino Américo Vespúcio, que navegou em sua foz, em 1501. Em 4 de outubro do mesmo ano, uma expedição de reconhecimento descia a costa brasileira, rente ao litoral, comandada por André Gonçalves e Américo Vespúcio, e vinda do cabo de São Roque. O nome é homenagem a São Francisco de Assis, festejado naquela data. A região da foz era habitada pelos índios, que a chamavam Opará, que significa algo como “rio-mar”. Outra expedição, em 1503, chegou à foz, comandada por Gonçalo Coelho, outra vez com Américo Vespúcio. O rio era visitado apenas nas cercanias da foz, pois a mata, a caatinga desconhecida, e as tribos ferozes impediam os brancos de penetrar a terra.
Entre 1535 e 1560, o primeiro donatário da capitania de Pernambuco, Duarte Coelho, fundou a cidade de Penedo, no atual estado de Alagoas. Foi o primeiro núcleo povoador das margens, fundada a quase 40 quilômetros da costa. A localização estratégica do povoado, à porta do sertão, mereceu também atenção dos holandeses, tanto que, mais tarde, em 1637, conseguiram nele erigir um forte.
Segundo fontes governamentais, tem uma extensão de 2 830 quilômetros e uma declividade média de 8,8 centímetros por quilômetro. A média das vazões na foz é de 2 943 metros cúbicos por segundo, e a velocidade média de sua corrente é de 0,8 metro por segundo, entre Pirapora e Juazeiro. Entre as características físicas do rio estão uma declividade média de 8,8 centímetros por quilômetro e velocidade média de corrente de 0,8 metros por segundo (entre Pirapora-MG e Juazeiro-BA)
O rio São Francisco banha cinco estados, recebendo água de 90 afluentes pela margem direita e 78 afluentes pela margem esquerda, num total de 168 afluentes, sendo 99 deles perenes.
Portanto, sim, o Rio São Francisco passa pelo Sertão, desaguando no litoral nordestino.
Espero ter te ajudado!