Respostas
Resposta:
Basta abrir os portais de notícia, assistir à televisão ou ouvir o rádio para perceber que o momento é bastante agitado para a economia e política brasileira. O governo Bolsonaro se encaminha para o final do primeiro ano e, durante esse período, muita coisa aconteceu. São tantos fatos que, às vezes, é até mesmo difícil de acompanhar.
Apesar de todos os ocorridos por aqui, o momento de crise na economia e política não se limita ao Brasil. Diferentes acontecimentos em diversos países fazem com que o momento global esteja conturbado. Além das situações internas de cada uma dessas nações, elas se relacionam e acabam impactando o cenário internacional. Afinal, vivemos em um mundo globalizado e conectado.
Atualmente, diversas reformas sociais, políticas e econômicas estão sendo discutidas. Entre elas estão a reforma trabalhista e a privatização de entidades governamentais. Além disso, o aumento das queimadas na Amazônia e o posicionamento pró-EUA do presidente Jair Bolsonaro afetou o relacionamento do Brasil com outros países.
Porém, as crises que vivemos hoje são reflexos de diversas ações e estratégias de diferentes governos brasileiros, ou seja, não são somente consequências da eleição de Bolsonaro. Por exemplo, a pior recessão da história do país aconteceu nos anos de 2015 e 2016; o crescimento da inflação em 2018; o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff em 2016; e a condenação e prisão de Lula pela operação Lava Jato em 2018.
Explicação: