• Matéria: Física
  • Autor: vinagre58
  • Perguntado 4 anos atrás

1) Assinale a alternativa correta: *

1 ponto



Letra A

Letra B

Letra C

Letra D

Letra E

Analise as afirmações abaixo

A) A lei de Coulomb expressa que a força elétrica entre dois corpos age sempre na direção da linha reta que une o centro destes corpos puntiformes detentores da carga elétrica.
B) A força elétrica entre dois corpos puntiformes com cargas + Q e +2Q é repulsiva e varia conforme a distância entre esses corpos. Assim, se a distância entre elas é reduzida pela metade a força também é reduzida da mesma forma.
C) A lei de Coulomb expressa que o módulo da força elétrica varia inversamente com o quadrado da distância. Desta forma, quando a distância entre duas cargas é triplicada a força é reduzida nove vezes.

2) São corretas apenas: *

1 ponto

a) A e B

b) A e C

c) B e C

d) B

e) Todas


Anexos:

Respostas

respondido por: asdfghjkl2020
21

Resposta:

1- Letra C - 2,25.10^3 N.

2- b) A e C

Explicação:

Classrom 27/04

respondido por: Tauane2601
9

Resposta:

1- Letra C

2- b) A e C

Explicação: CLASSROOM

1- Resolução:

Observe que para a distância R = 1 m entre as cargas, a força é de F = 9.103 N. Quando aumentada a distância N vezes, a intensidade da força é reduzida dividindo-se por N2. Observe que de 1 m para 3 m, houve um aumento de 3 vezes. Então, a força deve reduzir 32 vezes (9 vezes), ou seja, , como mostra o gráfico.

Para R = 2 m, a distância foi aumentada duas vezes em relação à R = 1 m. Assim, a força será reduzida 4 vezes (22).

Portanto, divide-se a força para R = 1 m por 4:

(Gabarito c).

2- É isso aí! A afirmação B está incorreta! Observe que a variação da força elétrica com a distância entre as cargas é inversamente proporcional ao quadrado da distância. Portanto, se a distância é reduzida pela metade, coeficiente de redução 1/2, o quadrado do inverso da redução é (2/1)2 = 4. Desta forma, a força deve aumentar 4 vezes e não reduzir pela metade como afirma a proposição B.

ESPERO TER AJUDADO! ❤❤❤

Perguntas similares