Como Platão caracteriza na República (Livro IX) o “homem feliz”? Compare essa caracterização com a do “homem justo” no Górgias.
Respostas
Resposta:
A maior felicidade e o maior bem do homem consiste em tornar-se o que ele é, mas o homem nasceu, segundo Aristóteles, para desenvolver as suas aptidões mais profundas, e essas são a própria realização do lógos e do que ele possui em si de mais divino. A tese de Platão é próxima. Parece que ele pensa que o justo é aquele que realiza o bem por si mesmo, independentemente dos resultados. Sirva de exemplo o destino de Sócrates que, injustamente morto por Atenas, realiza (junto a Símias e Cebes) uma investigação sobre a imortalidade da alma no Fédon, mas só vão à região dos bem-aventurados no Hades aqueles que tiveram uma vida boa e justa.
Explicação:
confia no pai
No livro de Platão ''República'' o homem feliz é aquele que age de acordo com o que nasceu para ser.
A República
No livro ''A República'' de Platão ele tem como objetivo contar as suas idealizações como filósofo e educador, mostrando como a sociedade deveria estar organizada para haver uma sociedade justa, boa e feliz. Uma vez que a felicidade era o fim último (Objetivo) do ser humano.
Com essa ideia em mente ele defendia que a felicidade do homem e de cada cidadão, era agir de acordo com a sua própria natureza. Pois ao agir conforme sua natureza ele estaria contribuindo com a sociedade, visando o seu todo beneficiando assim cada cidadão.
Para saber mais sobre a República de Platão, acesse o link: https://brainly.com.br/tarefa/24708728
#SPJ2