Os aviões voam a uma velocidade de 800 km/h, e isso faz com que se acumulem cargas elétricas na sua carcaça. Essa carga em excesso é perigosa, pois pode gerar uma faísca e causar uma explosão durante o abastecimento do avião no solo. A mesma situação acontece com os caminhões que transportam combustível para os postos ou quando você leva um choque ao bater o seu cotovelo em algum lugar. Baseado nas informações do texto, responda:
a) CITE o processo de eletrização que ocorre com os aviões em movimento.
b) DESCREVA o método que deve ser aplicado, após o avião pousar, para que não haja o risco de uma explosão.
Respostas
A) o processo de eletrização que ocorre tanto em aviões quando em caminhões durante o movimento é de atrito, esse que ocorre entre o ar e esses corpos.
Ao se movimentarem, as massas de ar com vapor d'água que compõem as nuvens, fazem as moléculas de água se chocarem, o que gera atrito. Esse atrito faz com que as nuvens fiquem carregadas eletricamente através da eletrização por atrito. Dessa forma, as cargas elétricas nas nuvens são separadas de modo que suas extremidades possuirão cargas elétricas de sinais opostos.
Quando o avião está no ar, ele atrita muito com o ar e com outras substâncias, carregando toda a estrutura do avião com muita energia elétrica, tendo isso em mente, caso ele seja abastecido sem estar em contato com o solo, existe um serio risco de explosão devido a descarga próximo ao combustível, que é bastante inflamável.
B) Após o avião pousar é realizado o aterramento desse avião.
O Aterramento é o processo de fazer com que a carga em excesso passe pelo fio terra até o solo. É ligado um fio condutor do avião numa haste fincada na terra e com isso as cargas são descarregadas.