Respostas
Dom Pedro II, batizado como Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga, nasceu no Rio de Janeiro, no dia 2 de janeiro de 1825. Ele fazia parte da família real brasileira e, portanto, era filho de d. Pedro I e de d. Maria Leopoldina. Dom Pedro II foi imperador do Brasil entre 1840 e 1889. Durante seu governo, ele focou no desenvolvimento econômico e social do país, sendo construídas as primeiras linhas telegráficas e a primeira estrada de ferro do país.
Dom Pedro II defendia a abolição da escravatura, chegou até a dizer que preferia perder seu trono do que apoiar o tráfico de escravos, felizmente, junto com sua filha Princesa Isabel, conseguiram abolir a escravidão no Brasil através da Lei Áurea e a lei do ventre. Dom Pedro II também era contra a república, por isso a república só pode ser proclamada quando Dom Pedro II é deposto do seu trono e exilado do seu próprio país após a tomada de poder em 1889.
Ele morreu exilado do próprio país no qual era Imperador e sendo ajudado financeiramente por seus amigos, em suas últimas palavras ele desejou “Prosperidade e progresso ao Brasil".
Resposta:
Durante seu governo, D. Pedro II focou no desenvolvimento econômico e social do país, sendo construídas as primeiras linhas telegráficas e a primeira estrada de ferro do país. Foi nesse período que as leis abolicionistas avançaram: Lei Bill Aberdeen (1845Durante seu governo, D. Pedro II focou no desenvolvimento econômico e social do país, sendo construídas as primeiras linhas telegráficas e a primeira estrada de ferro do país. Foi nesse período que as leis abolicionistas avançaram: Lei Bill Aberdeen (1845