As civilizações e os grandes rios. “As primeiras civilizações, cuja história podemos reconstruir parcialmente, evoluíram em regiões banhadas pelos grandes rios: na Mesopotâmia, no vale formado pelo rio Tigre e pelo rio Eufrates; no Egito, ao longo do Rio Nilo. Pouco conhecemos a respeito das civilizações mais antigas na Índia e na China, mas dispomos de informações suficientes para saber como progrediram as civilizações do Egito e da Mesopotâmia.” (Adaptado de: HOLANDA, Sérgio Buarque. História da Civilização. São Paulo: Nacional, 1975, p. 11). O que é o Crescente Fértil e por que as primeiras civilizações na Mesopotâmia e no Antigo Egito se desenvolveram perto dos Grandes Rios, conforme afirma o Texto.
Respostas
respondido por:
5
Resposta:
O crescente fértil foi uma importante região, especialmente para o início da sedentarização de diversos povos. Ela leva este nome porque, localizada entre os rios Tigre, Eufrates, Jordão e Nilo, tem um formato que se assemelha ao de uma lua crescente.
O crescente fértil marca geograficamente o início da civilização humana, vivendo em sociedade e de forma fixa, sedentária. Uma região com solo fértil, com fauna e flora diversa e com irrigação constante, dominada pelos homens e pelas mulheres que passaram a desenvolver técnicas e ferramentas para tornar a vida fixa possível. O início da vida sedentária é marcado não só pela localização estratégica, mas também pelas formas como as populações encontraram para sobreviver.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás