Respostas
Resposta:
Um dos principais erros que constitui o esporte educacional historicamente é o sentido que os professores acabam atribuindo a ele. Os jogos escolares, por exemplo, que deveriam ter um caráter eminentemente educativo, apresentam outro significado, ou seja, o de competições de alto rendimento reproduzindo todas as suas características, inclusive desfigurando o conceito de esporte educação, levando como conseqüência a exclusão e a competitividade exacerbada. Tubino (2001, p. 38) ainda completa dizendo que deve ser “evitada à seletividade, a segregação social e a hiper-competitividade, com vistas a uma sociedade livremente organizada, cooperativa e solidária”.
Considerando esse aspecto, podemos dizer que o principal objetivo do esporte educação é a democratização do movimento, dando oportunidade a todos sem discriminação nenhuma, promovendo assim a inclusão através da participação e envolvimento do sujeito nessa ação que se faz através do esporte enquanto prática pedagógica com características educacionais que visa à cidadania e formação do indivíduo.
Darido e Rangel (2008, p. 180) relatam que o professor ao trabalhar o esporte educação deve
proporcionar aos alunos uma vivencia em diferentes modalidades, deve levá-los a refletir de forma crítica não só sobre os problemas que envolve o esporte na sociedade, tais como drogas ilícitas, corrupção, violência, mas também sobre seus aspectos positivos, como a geração de empregos, o desenvolvimento de pesquisas cientificas, tanto no tocante a novas tecnologias, como na área médica.
Explicação: