4- Tinta de secagem lenta que permite que o pintor
crie a obra de forma gradual, modelando, corrigindo
e sobrepondo camadas.
a) Guache
b) Aquarela
c) Acrílica
d) A óleo
Respostas
Explicação:
Só a expilcão porque não consigo a resposta
Olhar para uma determinada paisagem e saber a maneira de expressá-
la em uma tela ou papel é o sonho de muita gente. E pode-se fazer isso de
diversas maneiras: as mais comuns são o desenho e a pintura. Em relação
às técnicas do desenho, você já teve a oportunidade de estudá-lo. Agora é
o momento de ter os conhecimentos fundamentais acerca da pintura. Não
é um texto aprofundado, pois para isso teríamos que investir muitos anos
de estudos e práticas. O objetivo aqui é disponibilizar instrumentos básicos
teóricos e práticos para você, futuramente, escolher a técnica que mais se
adéqua ao seu estilo e, a partir disso, buscar um aprimoramento. Se você
estudar o conteúdo e fizer as atividades práticas, não tenho dúvidas de que o
resultado obtido será muito bom. Por isso, não poupe esforços!
Antes de abordar as peculiaridades de cada técnica, achei conveniente
mostrar a maneira como alguns grandes pintores pensavam sobre de suas
criações e o que fizeram para que suas obras fossem consideradas obras-
primas. Neste início de caderno, você também entrará em contato com
algumas dicas de como olhar uma pintura e saber de algumas características
básicas e fundamentais acerca desta arte. No prosseguimento, investigaremos
os materiais, os suportes e os acessórios de pintura disponíveis no mercado.
Para finalizar a Unidade 1 trataremos de questões acerca de motivos para
pintar: começando pelo treino do olhar, passando pela composição e
chegando à elaboração do desenho-base da pintura.
As outras duas unidades tratarão das técnicas de pintura mais
usadas. A motivação para dividir as duas unidades foi o suporte empregado.
Ou seja, na primeira unidade estudaremos as técnicas de pintura em que o
suporte empregado é o papel, mais precisamente a aquarela, o guache e a
têmpera. Na segunda unidade, estudaremos as pinturas a óleo e acrílicas,
que têm como suportes mais comuns a tela e a madeira. Claro que muitos
artistas pesquisam diversos outros suportes e até usam papel para pinturas a
óleo e acrílico, porém uma divisão deveria ser feita por conta do espaço e da
estruturação do conteúdo programático e o critério escolhido foi o suporte
mais comumente utilizado. Inseri algumas obras de minha autoria (minha
especialidade é a pintura a óleo) e também de outros artistas. Achei que se
colocasse somente obras minhas, o caderno ficaria “limitado”, o que seria
uma perda para vocês, que devem observar diferentes formas e estilos.
No final da Unidade 2, trataremos de imagens, a importância desta no
ensino da arte e a maneira de trabalhar Técnicas de Pintura em sala de aula.
Apresento também, no final da Unidade 3, um tópico sobre como trabalhar
várias vezes um mesmo motivo e o inacabamento que uma pintura traz em
germe. Veremos uma demonstração disso, bem como alguns argumentos de
artistas sobre o tema