Respostas
Explicação:
A relação entre o humanismo e o renascimento é de interdependência, vez que o Renascimento Cultural e Comercial da Europa foi o antro do movimento humanista, isto é, aquele que colocava o homem como centro de seus estudos e propósitos, diferentemente do que pregava a Igreja.
Resposta:
O Renascimento foi um movimento artístico e filosófico que teve início no século XV na Península Itálica e que aos poucos, foi se espalhando pelo continente europeu. Esta nova visão de mundo surge quando o sistema feudal começa a se esgotar. A terra passa a perder valor e o comércio será a atividade mais lucrativa. Com o crescimento comercial surge uma nova classe social, a burguesia e o renascimento reflete essas mudanças.
O humanismo foi movimento intelectual e filosófico que se desenvolveu durante o período do Renascimento entre os séculos XV e XVI. O antropocentrismo, que coloca o homem no centro do mundo, foi o conceito pelo qual se apoiava este o pensamento filosófico. Na literatura, o humanismo representa uma fase de transição entre o trovadorismo e o classicismo, ou ainda, a segunda época medieval. O humanismo foi um movimento intelectual que se manifestou nas artes e na filosofia. Os filósofos humanistas tinham o objetivo de trazer à tona questões relacionadas com o universo humano, afastando-se do pensamento teocêntrico da época anterior, a Idade Média. Trata-se, portanto, do rompimento de paradigmas, buscando assim, uma nova forma de enxergar o mundo, a partir de diversos questionamentos realizados pelos filósofos da época. Na área da educação, a expansão de diversas escolas e universidades foram essenciais para a difusão do humanismo renascentista. Foram incluídas disciplinas como a filosofia, língua grega, poesia, e assim, se produz a expansão do humanismo pela Europa.