• Matéria: Filosofia
  • Autor: mariaeduardaperesper
  • Perguntado 4 anos atrás


1 - (UFU – MG) Considere o texto abaixo.Dostoiévski escreveu: “Se Deus não existisse, tudo seria permitido”. Eis o ponto de partida do existencialismo. De fato, tudo é permitido se Deus não existe, e, por conseguinte, o homem está desamparado porque não encontra nele próprio nem fora dele nada a que se agarrar. Para começar, não encontra desculpas. Tomando o texto acima como referência, marque a alternativa correta. *
0 pontos
a) Nesse texto, Sartre quer mostrar que sua teoria da liberdade pressupõe que o homem é sempre responsável pelas escolhas que faz e que nenhuma desculpa deve ser usada para justificar qualquer ato.
b) O existencialismo é uma doutrina que propõe a adoção de certos valores como liberdade eangústia. Para o existencialismo, a liberdade significa a total recusa da responsabilidade.
c) Defender que “tudo é permitido” significa que o homem não deve assumir o que faz, pois todosos homens são essencialmente determinados por forças sociais.
d) Para Sartre, a expressão “tudo é permitido” significa que o homem livre nunca deve consideraros outros e pode fazer tudo o que quiser, sem assumir qualquer responsabilidade.
e) Para Sartre o inconsciente humano o impede de ser plenamente livre, por isso é necessárioque haja uma ideia coercitiva, como a ideia de Deus para impedi-lo de fazer o mal.
2 - (ENEM) Ninguém nasce mulher: torna-se mulher. Nenhum destino biológico, psíquico, econômico define a forma que a fêmea humana assume no seio da sociedade; é o conjunto da civilização que elabora esse produto intermediário entre o macho e o castrado que qualificam o feminino. Na década de 1960, a proposição de Simone de Beauvoir contribuiu para estruturar um movimento social que teve como marca o(a) *

a) ação do Poder Judiciário para criminalizar a violência sexual.
b) pressão do Poder Legislativo para impedir a dupla jornada de trabalho.
c) organização de protestos públicos para garantir a igualdade de gênero.
d) oposição de grupos religiosos para impedir os casamentos homoafetivos.
e) estabelecimento de políticas governamentais para promover ações afirmativas.
3 - Racionais MC's é um grupo brasileiro de rap, fundado em 1988. As letras das suas músicas traduzem a realidade das pessoas que moram na periferia das grandes cidades. Revolta, esperança, resistência são obra prima da poesia deste grupo. Negro drama é uma destas canções que se tornaram um marco na discografia do rap brasileiro. Leia e pense sobre um trecho desta canção. (Se possível escute a música toda!)Desde o início por ouro e prata Olha quem morre, então veja você quem mata Recebe o mérito, a farda que pratica o mal Me ver pobre, preso ou morto já é cultural Histórias, registros e escritos Não é conto, nem fábula, lenda ou mito Não foi sempre dito que preto não tem vez? As oportunidades, os direitos e a própria riqueza estão distribuídos desigualmente em nosso país. Relacione o conceito de liberdade de Sartre e a letra da canção dos Racionais Mc ́s. Em situações de desigualdade, racismo, violência é possível afirmar que todos os homens são livres da mesma forma? Por quê? ​

Respostas

respondido por: letymutum
5

Resposta:

1- C

2- C

3-Não é possível afirmar que, em situações de desigualdade, racismo, violência todos os homens são livres da mesma forma.

Segundo Sartre, a liberdade é uma condição humana e cada ser está destinado a ser livre. Segundo esse pensamento, não há nada que faça com que o humano aja de uma maneira ou de outra.

Para o eu poético da canção, a visão de liberdade é diversa. Isso ocorre porque a liberdade está associada, em sua visão, ao grau de prestígio social que uma pessoa tem. Isso, por sua vez, relaciona -se à questão econômica e à racial. Percebemos tal pensamento neste fragmento da música: "Me ver pobre, preso ou morto já

Perguntas similares