7. Observe o hidrômetro ao lado, sabemos
que um m3 equivale a 1000 litros, responda:
a) qual a leitura do hidrometro em m3?
b) qual a leitura do hidrômetro em litros? // alguem me ajudaaaa
Respostas
Resposta:
Toda vez que você abre o chuveiro ou liga a máquina de lavar roupas, o hidrômetro da sua casa começa a registrar o volume de água utilizado na ação. O aparelho, também conhecido como relógio em parte do país, mede o consumo do imóvel em tempo real e é um grande aliado na luta contra o desperdício.
Por meio da leitura do hidrômetro, você consegue acompanhar o padrão de consumo mensal de água na sua residência, uma informação que não só ajuda a manter as contas sob controle como também facilita a identificação, com mais agilidade, de vazamentos ou quaisquer ocorrências que gerem alterações significativas na sua média de consumo.
Além de ser muito relevante para a sua economia doméstica, o hidrômetro também tem uma importância social. A partir das medições dos aparelhos em todos os domicílios, o poder público e as concessionárias conseguem mapear os hábitos da população, detectar excessos, propor campanhas de conscientização e projetar investimentos futuros no sistema de abastecimento.
Em um país em que o consumo médio de água chega a 154 litros por dia – 34 litros acima do que a ONU considera necessário para suprir as necessidades básicas das pessoas –, medir corretamente o volume de água utilizado por meio da leitura do hidrômetro é um primeiro passo para reconhecer os excessos e adotar o caminho de um consumo mais consciente.
Aprenda a fazer a leitura do hidrômetro
Vantagens do hidrômetro
• Ajuda a manter o consumo de água sob controle
• Facilita a identificação de vazamentos
• Possibilita a cobrança justa da conta de água
• Auxilia no mapeamento dos hábitos de consumo de toda a população
Vamos calcular?
Um leiturista devidamente autorizado e identificado é responsável por visitar empresas e residências para fiscalizar o funcionamento dos hidrômetros e acompanhar as medições mensalmente.
Mas você também pode fazer o controle individual do seu consumo, compreender sua rotina e descobrir quais mudanças de hábitos ajudam na redução de sua conta de água. Além disso, acompanhar o seu hidrômetro de perto também é uma forma de identificar a possibilidade de algum vazamento, portanto, fique atento!
Identifique o número de medição que consta na sua última conta de água. Subtraia a medição da conta do número que consta na leitura atual do seu hidrômetro. Para o cálculo, considere somente os números pretos e desconsidere os demais. Agora você já sabe quanto consumiu desde a sua última conta de água.
Cuide bem do seu hidrômetro
De nada adianta manter um hidrômetro em casa se o aparelho não funcionar corretamente.
A BRK Ambiental garante a qualidade dos aparelhos instalados nas cidades onde a empresa opera o sistema de abastecimento de água, mas cada usuário também é responsável pela conservação do equipamento instalado em sua residência e pode sinalizar à concessionária quando perceber a necessidade de substituição.
Como consumidor, você pode adotar alguns cuidados que ajudam a ampliar a vida útil do aparelho e garantem a precisão de suas medições.
Não coloque objetos em cima do hidrômetro, a prática pode prejudicar a medição.
Deixe o equipamento em local de fácil acesso para leitura.
Mantenha o hidrômetro sempre limpo.
Nunca retire o lacre. A violação do hidrômetro é ilegal e implica em sanções previstas na lei.
Informe a concessionária quando perceber que o equipamento está danificado.
Em caso de problemas com seu hidrômetro ou dúvidas sobre a atuação dos leituristas, entre em contato com a concessionária que atende sua cidade.
Explicação passo-a-passo: