• Matéria: Sociologia
  • Autor: richardbrazilio2020
  • Perguntado 4 anos atrás

Leia o texto e, em seguida, analise as afirmações sobre o pensamento de Maquiavel. "Acredito seguramente que é melhor ser impetuoso do que cauteloso, pois a sorte é uma mulher, sendo necessário, para dominá-la, empregar a força; pode-se ver que ela se deixa vencer pelos que ousam, e não pelos que agem friamente. Como mulher, é sempre amiga dos jovens - mais bravos, menos cuidadosos, prontos a dominá-la com maior audácia." - MAQUIAVEL, 1513.


A )I) Rompeu com a visão medieval, que compreendia a fortuna como uma força volúvel e impossível de ser dominada pelos seres humanos.

B) II) Maquiavel concebia a Fortuna como uma roda que girava constantemente e que oscilava em favorável e desfavorável aos humanos.

C) III) Ao príncipe, que visa obter êxito ao governar, é necessário a virtù e a fortuna.
IV) A política, segundo Maquiavel, é uma atividade que deve estar separada da moral e da religião. Nesse sentido, Maquiavel discordava de Aristóteles.

D) V) Maquiavel defendia que o príncipe deveria ser alguém virtuoso, isto é, bondoso e cristão.

Respostas

respondido por: Danas
1

A assertiva correta sobre Maquiavel e o seu pensamento sobre a fortuna é:

B) Maquiavel concebia a Fortuna como uma roda que girava constantemente e que oscilava em favorável e desfavorável aos humanos.

A fortuna para Maquiavel era a sorte, o bom agrado do universo, hora ela era favorável, hora era desfavorável aos humanos.

Para Maquiavel, a politica são deve estar desvinculada da moral, mas sim da religião, é por isso Maquiavel defendia que o príncipe deveria ser alguém virtuoso, mas não necessariamente cristão.

A fortuna é volúvel e não pode ser totalmente dominada pelos seres humanos, mas podem sim conseguir fortuna.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares