• Matéria: Biologia
  • Autor: alefepaul
  • Perguntado 4 anos atrás

Olá amigos ,estou precisando de ajuda em Biologia

DE DOMÍNIO A ESPÉCIE

1. Faça uma lista com quinze exemplares de seres vivos, devendo constar animais, plantas, fungos, bactérias, etc.

2. Pesquise sobre as categorias de classificação dos seres vivos, desde dominio até espécie.

3. Separe esses seres vivos nas devidas categorias de classificação (dominios e reinos).

4. Desses grupos formados, separe os representantes do Reino Animalia.

5. Classifique esses animais (que foram separados no exercicio anterior) no sistema de classificação do reino até a espécie.

6. Defina espécie.

7. Quais critérios usamos para classificar os seres no mesmo dominio? Mesmo Reino?

8. Quais regras seguimos para nomear os seres vivos?

9. Qual é a importância da classificação dos seres vivos?

10. Escolha um animal presente no seu exercicio e pesquise sobre o mesmo: habitat se está ameaçado de extinção, alimentação, etc.​

Respostas

respondido por: danift4567
1

Resposta:

esse texto vai ajudar a achar as respostas:

Explicação:

Você está aqui: Mundo Educação Biologia Seres Vivos Três domínios

Três domínios

A classificação dos seres vivos em três domínios foi proposta em 1977, por Carl Woese, que usou como critério a filogenia molecular.

É comum encontrarmos em livros didáticos a classificação dos organismos vivos em cinco reinos: Reino Monera, Reino Protista, Reino Fungi, Reino Plantae e Reino Animalia. Atualmente, sabe-se que essa classificação apresenta algumas sérias falhas e que alguns reinos já não são mais considerados.

Uma classificação bastante aceita nos dias atuais é aquela que compreende uma categoria acima de reino: os domínios. Essa classificação foi proposta por Carl Woese, em 1977, e baseia-se em dados de filogenia molecular. De acordo com Woese, existem três domínios: Domínio Archaea, Domínio Bacteria e o Domínio Eukarya.

→ Domínio Archaea

Nesse domínio, encontramos organismos procariontes, ou seja, seres vivos que não apresentam núcleo celular verdadeiro, nos quais o material genético fica disperso no citoplasma. Além disso, esses organismos são unicelulares e podem apresentar nutrição autotrófica ou heterotrófica. Apesar de serem unicelulares e procariontes, eles foram separados das bactérias, pois, evolutivamente, estão mais próximos dos eucariontes.

Esse grupo destaca-se ainda por apresentar representantes extremófilos, que são aqueles que conseguem sobreviver em ambientes onde outros organismos não conseguiriam. Entre esses ambientes em que encontramos os representantes do domínio Archaea, podemos citar os ricos em metano ou enxofre, ou com temperatura extremamente elevada.

→ Domínio Bacteria

Nesse domínio, há organismos também procariontes, unicelulares e com nutrição autotrófica ou heterotrófica. Nesse grupo, estão as bactérias já bastante conhecidas pelo homem: as causadoras de doenças, aquelas que vivem no solo e na água e as cianobactérias.

→ Domínio Eukarya

No domínio Eukarya, estão presentes todos os organismos eucariontes, isto é, aqueles que possuem material genético delimitado por uma membrana chamada de envoltório nuclear ou carioteca. Assim sendo, nesse grupo, existem protozoários, algas, fungos, plantas e animais, portanto, são organismos unicelulares ou pluricelulares e com nutrição autotrófica ou heterotrófica.

→ Diante dos domínios, o que muda na tradicional classificação em cinco reinos?

Atualmente, são reconhecidos somente Reino Fungi, Plantae e Animalia. O reino Monera deixou de existir, uma vez que os organismos procariontes agora estão divididos em dois domínios. O reino Protoctista também não é mais aceito, pois possui muitos representantes com mais relação com outros grupos do que com organismos desse reino.

Anexos:
Perguntas similares